Conferência debate direitos da pessoa idosa em Cabedelo.



O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de Cabedelo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou nos dias 11 e 12 a IV Conferência Municipal do Idoso. Sob o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, toda a população cabedelense teve a oportunidade de participar das discussões e votar as sugestões sobre a temática dos direitos da pessoa idosa, que envolviam temas como saúde, transporte, violência e políticas públicas mais eficazes para os idosos.

As Conferências são realizadas a cada dois anos para verificar o andamento das políticas públicas voltadas para a atenção do idoso no município. A partir desse momento de reflexão, são identificadas as falhas e projetadas novas melhorias. As propostas que integrarão a política pública do município serão aquelas aprovadas nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional.

A abertura do evento aconteceu no Teatro Santa Catarina e contou com uma palestra ministrada pelo professor, economista da Secretaria de Turismo de João Pessoa e conselheiro do CMDI de João Pessoa, Paulo Galvão Jr., sob o tema Longevidade no Brasil e no Mundo. Além disso, houve apresentação cultural do grupo de idosos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Cabedelo (Ipsemc)  e exibição do Mini Doc do Programa Brasil Alfabetizado, produzido pela Cabedelo TV, com a aluna Maria Bandeira de 83 anos contando sua experiência de alfabetização. 

Mônica Ervolino, presidente do CMDI, avaliou a atividade positivamente, tendo em vista o número de idosos alcançados durante as pré-conferências e o evento principal.

“A ideia era atingir o maior número de idosos, e conseguimos isso durante as nossas três pré-conferências. Como elas foram descentralizadas em cada bairro, o acesso do idoso foi facilitado. Na Conferência principal, votamos as propostas que foram selecionadas nesses encontros. As que foram aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual a ser realizada em julho, juntamente com os delegados eleitos para representarem o município de Cabedelo”. 

Para Socorro Barreto, assistente social da Associação Metropolitana de Erradicação à Mendicância (Amem), o momento foi de reflexão, tendo em vista o crescente envelhecimento da população.

“Esse foi um momento importante porque reivindicamos os direitos da pessoa idosa e discutirmos novas propostas de como atender à necessidade dessa população”. 

Claudia Assis, representante da comunidade católica Fanuel, espera que as propostas aprovadas durante o evento passem pelas Conferências Estadual e Nacional e se tornem realidade, trazendo melhorias para os idosos.

“Essa Conferência abre espaço para discutirmos a necessidade e a realidade do idoso no nosso país, estado e município, expondo suas demandas com relação à saúde, cuidadores e autonomia, na esperança que as propostas aqui votadas venham a virar realidade para melhorar a sua qualidade de vida”. 


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.