Prefeitura Minicipal de Cabedelo apresenta "Marzão de Forró" para a Paraíba.



Comidas típicas, manifestações culturais e muito forró pé-de-serra marcaram a apresentação do Marzão de Forró, nesta quarta-feira (3), durante evento no Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa. Na ocasião, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) lançou as festas juninas das principais cidades paraibanas. Cabedelo esteve representada pelo stand do Marzão, com a presença do prefeito Leto Viana, da primeira-dama e coordenadora da festa, Jacqueline Monteiro e pelos secretários de Turismo, Omar Gama, Cultura, Walmarques Junior, e Comunicação, Fabrício Magno.

Nesta 5ª edição, a mostra reuniu stands de 13 municípios e 3 eventos privados, que tiveram a oportunidade de expor a programação dos festejos e os atrativos culturais e turísticos que cada local oferece neste período do ano.

A divulgação do "Marzão de Forró" de Cabedelo teve ingredientes especiais que atraíram a atenção de centenas de pessoas. O stand decorado pela artesã Diana Oliveira, que também assina a decoração da festa que começa já no próximo dia 22, recebeu personagens característicos do São João cabedelense. Comidas típicas, a exemplo da tapioca, também atraíram o público para degustação, assim como a exposição do artesanato local e a apresentação de elementos artísticos inerentes à cultura cabedelense. 

O prefeito Leto Viana fez questão de ressaltar o envolvimento de todos da Prefeitura para a realização de um grande São João: organizado, bonito, alegre e que foi pensando dentro da realizada financeira do município. 

"Primeiro agradeço à PBTur pelo trabalho de divulgação dos eventos juninos dos municípios da Paraíba. E a preocupação da Prefeitura Municipal de Cabedelo é em fazer um evento bonito, mas, seguindo o princípio da economicidade, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado. Faremos tudo para que o evento saia com eficiência, segurança e qualidade, mas com investimentos dentro da realidade do nosso município. Espero que todos venham conhecer o nosso Marzão de Forró". 

Idealizadora e coordenadora do São João da cidade, a primeira-dama Jaqueline Monteiro falou sobre o evento da PBtur e a programação do Marzão de Forró, bem como da expectativa para a edição deste ano.

"Estamos muito felizes em mais uma vez poder participar desse evento e poder apresentar o nosso São João. Vamos fazer 4 dias de festa com muita alegria e muita diversão, oferecendo o que há de melhor na cultura junina da nossa cidade e recebendo grandes atrações. No próximo dia 11, faremos o lançamento do nosso evento no Cabedelo Clube, com a participação de Trio pé de serra e do artista Oliveira de Panelas. Já nos dias 22 e 23, a Praça Getúlio Vargas será o palco de atrações culturais, vendas de comidas típicas e muito forró. E o nosso Marzão do Forró será dos dias 24 a 27, na Praia de Miramar e no bairro do Renascer, com muitas atrações para os cabedelenses e quem vier nos visitar". 

A PBtur é o órgão estadual, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, e responsável pela divulgação exclusiva do destino Paraíba, seu potencial e seus equipamentos turísticos. A presidente Ruth Avelino destacou o evento de apresentação das festas juninas e a participação de Cabedelo, recomendando o Marzão de Forró.

"Esse lançamento pretende mostrar o que é que a Paraíba oferece no mês de junho. Tem cidades que o forte é o Santo Antônio, outras, o São João ou o São Pedro, e outras como Campina Grande que tem o mês inteiro de festa. É importante também fomentar o turismo interno, fazendo com que o paraibano saiba o que está acontecendo no Estado e prestigie essas festividades movimentando a economia dessas cidades. Há espaço para todas, desde que ofereçam uma programação de qualidade e que envolva a comunidade local. Cabedelo está sempre presente em tudo o que a PBTur promove. E nesse contexto é uma cidade interessantíssima, onde a pessoa pode ir de manhã para curtir as praias, já que são as praias mais bonitas do litoral norte da Paraíba, aproveitar a infraestrutura gastronômica da cidade que é muito boa e, obviamente, curtir de noite esse Marzão de Forró. Cabedelo está se envolvendo cada vez mais com a cultura paraibana e já realizou um carnaval marcante e um São João muito bacana, por isso eu indicaria a cidade com certeza”. 

Durante o evento da PBtur, os municípios tiveram a oportunidade de levar uma atração cultural para apresentar sua festa junina. Cabedelo foi muito aplaudida quando representada por um grupo de jovens do Ballet Municipal que, fantasiados de fogueira, realizaram uma coreografia em homenagem ao paraibano Jackson do Pandeiro.

"Além de apresentar a nossa cultura de diversas formas, trouxemos para cá algo inusitado, pois sabíamos que seria uma novidade um grupo de ballet anunciando o São João. E quanto ao nosso São João foi um evento bem planejado e vai ser uma festa típica voltada para as famílias, com muita apresentação cultural e grandes atrações. O grande diferencial do nosso evento é o ambiente que preparamos para receber quem vai festejá-lo, com uma decoração especial feita através de ‘fuxicos’ e ‘mariscos’, um grande pavilhão coberto, praça de alimentação com comidas típicas, mesas e cadeiras para quem quiser ficar mais à vontade, além de toda programação cultural envolvendo grupos da terra e atrações de renome pra todos os públicos", destacou o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

Marzão de Forró – A programação oficial do Marzão de Forró será lançada na próxima quinta-feira (11), no Cabedelo Clube. Este ano, a organização do evento decidiu diminuir os dias dos festejos juninos de Cabedelo, buscando reduzir custos e atender recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no sentido de primar por ações básicas oferecidas pelo município, a exemplo da folha de pagamento em dia, realização de obras e manutenção dos serviços essenciais à população. 

O Marzão terá quatro dias de festas, em dois locais diferentes: Praia do Miramar e Renascer. Porém, os festejos começam já nos dias 22 e 23, na Praça Getúlio Vargas, com Trios Pé de Serra, venda de comidas típicas e artesanatos.

- Praia do Miramar:

Dia 24/06 - Tom Oliveira & Leco e Banda DBaille
Dia 25/06 - Banda Encantus & Forró Bakana
Dia 26/06 - Eliane & Netinho Lins
Dia 27/06 - Os Gonzagas & Forró Saudade

- Bairro de Renascer:

Dia 24/06 - Forró das Marias & Assinatura do Forró
Dia 25/06 - Forró do Sheik & Prakatu
Dia 26/06 - Forró do Skulaxo & Loura Pressão
Dia 27/06 - Raiany Stefany e Forró na Vibe & Bonde dos Estourados


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca