Em Cabedelo - Horta Escolar criada por professor incentiva a aprendizagem de alunos em Escola Municipal.



Aliar a teoria à prática e ainda criar hábitos saudáveis. Foi isso que motivou os alunos da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, no bairro de Camalaú, a participarem de um projeto para criação e manutenção de uma Horta Escolar. Através de materiais descartáveis e do reaproveitamento de resíduo orgânico, eles aliam criatividade e ensino e ainda ajudam a tornar a escola ainda mais atrativa e sustentável.

Coordenada pelo professor de biologia e ciências, João Thomas, a horta ocupa um espaço de 340m² na área externa da escola. O espaço, antes inutilizado, é aproveitado pelo alunado há quase três anos, como prazeroso recurso pedagógico e de lazer. Ali, eles têm contato com técnicas básicas de germinação e cultivo de várias espécies de frutas, verduras e hortaliças, em ambiente recreativo e bem ao lado da sala de aula.

“A ideia é viabilizar aos alunos o aprendizado de algumas disciplinas de forma lúdica, e ajudá-los a internalizar a possibilidade de aplicar os conceitos e técnicas observadas em hortas familiares. Afinal, o espaço oferece a observação de várias técnicas e procedimentos, desde a preparação da terra,  sementeiras e insumos obtidos da compostagem de resíduos reciclados até o cultivo e colheita dos produtos, que são frequentemente consumidos na merenda escolar”, explica Thomas.

Recentemente, outras práticas estão sendo somadas a essa iniciativa, como o desenvolvimento de técnicas de jardinagem, produção de vasos e outros suportes decorativos, utilizando madeira e materiais descartáveis. Essas iniciativas vêm contribuindo para a ornamentação e jardinagem dos espaços da própria escola. O projeto também está começando a preparar um espaço adequado para uma pequena criação de galinhas, visando a produção de ovos.

“Na verdade, estamos trabalhando o conceito de ‘escola Integral’ ou ‘mais escola’, em que é oferecido ao alunado um novo e ampliado espaço de recreação e estudo, já que a eles não cabe envolvimento na atividade laboral”,  comenta a diretora da Escola, Rosa Maria.

A Horta – Na Horta Escolar, mantida pelos alunos e com a colaboração e mão de obra de funcionários da escola, pode ser encontrada a produção de banana, romã, mamão, laranja, limão, pitanga, goiaba, pinha, maracujá e coco. Entre as verduras e hortaliças, são cultivados: quiabo, coentro, alface, couve, berinjela, pimentas e várias plantas medicinais.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.