Em Cabedelo - Desfile cívico militar do Renascer é marcado por resgates históricos e temas da atualidade.



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo).
A saudação à pátria através de seus símbolos, raízes históricas, riquezas e manifestações culturais foram temas recorrentes no desfile cívico militar realizado neste sábado (5) no Bairro do Renascer, dentro da programação do 7 de setembro em Cabedelo. Os festejos continuam na segunda-feira (7), no Centro da cidade.

Ao todo, cinco escolas municipais e uma particular, duas creches e um grupo de xaxado infantil, acompanhados por quatro bandas marciais desfilaram para um público atento e festivo. Cada unidade teve, ao final de cada apresentação, um troféu de participação entregue por autoridades locais

“Esse é um momento para comemorar o fortalecimento da democracia que foi conquistada com tanto sacrifício, tanto suor. Aproveito a oportunidade para parabenizar a Secretaria de Educação pela organização desse evento no Renascer, um momento de muita importância e de muita valia para a comunidade e para os todos brasileiros. Dá para perceber que é um trabalho feito com amor e dedicação”, destacou o prefeito Leto Viana, que fez questão de participar do desfile ao lado da primeira-dama Jacqueline Monteiro. 

A secretaria da Educação, Clecy Alves, falou sobre a data e acentuou a particularidade da realização do desfile na comunidade do Renascer.

“É muito importante a realização do desfile cívico. Na comunidade do Renascer, então, é de fundamental importância, uma vez que ela tem bairros circunvizinhos que podem prestigiar esse momento único e ver seus filhos desfilando. É importante para a cidadania, para o bem estar e até para o aprender a cuidar e valorizar seu bairro. Democracia é isso”. 

Assistindo atenta ao desfile e aproveitando para vender água e lanches, Diana Ribeiro, moradora do bairro, todos os anos participa das comemorações ao 7 de Setembro em Cabedelo, e destaca a importância do momento e do que mais gosta nas festividades. 

“Estou achando ótimo. Todos os anos assisto aos desfiles aqui em Cabedelo. O que me atrai muito são as bandas e as crianças da creche. O nome  independência já diz tudo, é muito importante comemorar a data e prestigiar esse trabalho”, comentou.

Já Beatriz Fideles, também moradora do bairro, falou sobre o prazer assistir ao desfile.

“Gosto de desfile desde criança. Hoje estou assistindo, mas gosto muito de desfilar. Acho muito importante a comemoração da data da independência. O desfile de hoje foi ótimo, lindo mesmo”. 

Escolas – Participaram dos desfiles do Renascer as escolas municipais Hidelbrando Silva, Vereador Pedro Américo, Maria das Graças C. Rezende, Maria Jose Veríssimo e Plácido de Almeida; as creches municipais Santa Bárbara e Josefa Régis; o grupo de xaxado infantil e o Instituto Educacional Francisco de Souza. As bandas marciais foram Duque de Caxias, Dom Hélder Câmara, Afonso Pereira e Marcial Sinfônica da Sedec.

Organização – Os desfiles do 7 de setembro são organizados pela Secretaria de Educação (Seduc), mas acabam por mobilizar outras secretarias municipais diretamente. É o que fez questão de enfatizar o prefeito Leto Viana. 

“O 7 de setembro e as comemorações são eventos previstos no calendário, porém demanda planejamento e organização para garantir uma celebração pública eficiente e responsável”, destacou.

A secretária Clecy também comentou o processo que antecede os desfiles, e enfatizou a participação de secretarias como as de Cultura, Infraestrutura, Cerimonial, Segurança, Mobilidade Urbana, Saúde, Finanças, Meio Ambiente e Comunicação.

“São três meses, no mínimo, nos preparando com todo o processo de licitação e mobilização da equipe de outras secretarias. É uma participação de todos. Uma participação coletiva para que tudo corra bem”, concluiu.

À frente de um efetivo de 17 agentes de mobilidade urbana, o diretor de trânsito Thiago Dias, revelou o trabalho previamente desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para garantir a segurança de quem desfila e do público, além, é claro, a fluidez do trânsito dentro do bairro durante o evento.

“Nosso trabalho começou basicamente há duas semanas, verificando todos os itinerários, fazendo planejamento e retirando todos os carros que estavam sucateados no local onde seria a concentração e o percurso do desfile. Hoje viemos para fazer o isolamento de todas as vias para garantir a segurança do pessoal que vai desfilar. O desfile é marco na cidade de Cabedelo e a cada ano fica mais bonito”, comentou. 

7 de setembro - Na segunda (7), será montada uma grande estrutura de som e palco na Praça Getúlio Vargas, no centro de Cabedelo, onde representantes do poder público, da sociedade e da classe estudantil estarão prestigiando o evento cívico a partir das 15h, e percorrerão as Avenidas Duque de Caxias e Pastor José Alves de Oliveira.  

No cortejo, estarão envolvidas 14 Bandas Marciais e cinco representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participam do desfile do dia 7 de setembro, o Centro de Convivência do Idoso “Josefa de Medeiros Regis”, do Ipsemc; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; o Ballet Municipal; os Desbravadores, do Ministério Jovem da ISD; o Coral Beth Shalon; os Escoteiros do Mar e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. 

O evento principal vai reunir, ainda, escolas e creches em homenagem à contadora de histórias Elisabeth Ferreira da Silva, a Tia Beta. 

A Semob também preparou um esquema especial para o desfile. A partir das 12h e até às 21h, serão interditadas as ruas Pastor José Alves de Oliveira, Aderbal Piragibe, Presidente João Pessoa e av. Duque de Caxias. Os ônibus coletivos seguirão pelas ruas São Sebastião, Siqueira Campos, Juarez Távora, Pedro S. Coutinho (rua do ginásio) e retornam à São Sebastião. O ponto final será na Juarez Távora, em frente ao Hospital Geral. O desfile começa às 15h00.

A segurança também será reforçada durante as atividades alusivas ao 7 de Setembro. Além do efetivo da Guarda Municipal, a Polícia Militar disponibilizará policiais ao longo do percurso, fardados e à paisana.   

A Seduc também preparou toda uma estrutura de apoio para quem for participar e acompanhar os desfiles, com banheiros químicos ao longo do percurso, sendo três deles adaptados para portadores de deficiência física, e ambulâncias durante a realização das festividades. 


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca