Em Cabedelo - Semana da Pátria é aberta com hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional em praça pública.



Foto: Michael Sampaio.
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Educação (Seduc), deu início nesta terça-feira (1) à Semana da Pátria na cidade. O hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional, na praça do Marinheiro, marcaram a solenidade, que contou com a presença do prefeito Leto Viana, da secretária de Educação, Clecy Alves, e da Guarda Municipal.

Até a próxima segunda-feira (7), escolas, creches e repartições públicas de Cabedelo deverão se revezar nos atos cívicos de hasteamento e descerramento das bandeiras, que acontecerão diariamente, às 8h00 e às 17h00, respectivamente, em frente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus (SCJ), no Centro da cidade.

“Como prefeito, tenho a honra de anunciar aberta a Semana da Pátria em nossa cidade. Em Cabedelo, já é tradição comemorarmos essa data. É o momento de demonstrarmos nosso patriotismo, civilidade e respeito. Esse ano faremos um desfile muito bonito, como foi no ano passado”, declarou Leto. 

Os desfiles cívicos comemorativos ao 7 de setembro acontecem no sábado (5), no bairro do Renascer, e na segunda-feira (7), no Centro, e vão envolver cerca de 4 mil alunos de escolas municipais e creches de Cabedelo, além de escolas particulares e estaduais, unidades militares e organização civil. Também participam, ao todo, 18 bandas marciais do município de João Pessoa. 

“O 7 de Setembro é uma das datas mais importantes para Cabedelo, e que mobiliza toda a população. Esse ano vamos contar novamente com dois dias de desfiles cívicos. Além disso, teremos a realização diária do hasteamento e do descerramento da Bandeira, bem como a execução do Hino Nacional, que devem envolver, todos os dias, as escolas e creches de Cabedelo. Tudo isso para demonstrar e exaltar nosso patriotismo, bravura, cidadania e orgulho por nossa pátria amada”, disse a secretária de Educação, Clecy Alves. 

Além da realização desses atos cívicos, a data que marca a independência do Brasil será lembrada, durante toda a semana, nas salas de aula, com atividades alusivas à data, a exemplo de leituras, projetos e a conscientização sobre a importância da Bandeira e do Hino Nacional.

Programação – O hasteamento e o descerramento da Bandeira acontecem sempre às 8h00 e às 17h00, na Praça do Marinheiro, vizinho à Paróquia Sagrado Coração de Jesus (SCJ), até a próxima segunda-feira (7). 

Hoje (1), o descerramento terá a participação do Gabinete do Prefeito, da Seduc, da Guarda Municipal e da Escola Municipal (EM) Maira Pessoa. Amanhã (2), será a vez das EMs Silvana Oliveira Pontes e Antonio Viana. Na quinta-feira (3), hasteam e descerram a Bandeira alunos da EM Major Adolfo Pereira e da Creche Pequeno Príncipe. Na sexta-feira (4), será a vez das EMs Rosa Figueiredo de Lima e Damásio de França. No sábado (5), continuam as comemorações a Guarda Municipal e a Seduc, seguidos, no domingo (6), pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus. As solenidades se encerram na segunda-feira (7) às 8h00, com a Guarda Municipal e a Seduc.  

Desfiles – Um dos eventos mais aguardados do ano, os desfiles cívicos-militares acontecem durante dois dias em Cabedelo. No sábado (5), apresentam-se quatro bandas marciais, uma escola particular, cinco escolas municipais e duas creches, além da Guarda Municipal e do grupo de Xaxado Infantil. O desfile acontece entre as Ruas São João e São Jose, a partir das 8h. 

Na segunda (7), será montada uma grande estrutura de som e palco na Praça Getúlio Vargas, no centro de Cabedelo, onde representantes do poder público, da sociedade e da classe estudantil estarão prestigiando o evento cívico a partir das 15h, e percorrerão as Avenidas Duque de Caxias e Pastor José Alves de Oliveira.  

No cortejo, estarão envolvidas 14 Bandas Marciais e cinco representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participam do desfile do dia 7 de setembro, o Centro de Convivência do Idoso “Josefa de Medeiros Regis”, do Ipsemc; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; o Ballet Municipal; os Desbravadores, do Ministério Jovem da ISD; o Coral Beth Shalon; os Escoteiros do Mar e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. 

O evento principal vai reunir, ainda, escolas e creches em homenagem à contadora de histórias Elisabeth Ferreira da Silva, a Tia Beta. 


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.