sábado, 24 de outubro de 2015

Em Cabedelo - Policlínica promove mutirão de exames e comemora número de mamografias realizadas este ano.



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo).
Atuar na prevenção e cura do câncer de mama com eficiência e atendimento humanizado junto à população feminina de Cabedelo. Esse é o maior objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab) neste Outubro Rosa. Dentro das ações promovidas ao longo do mês, o Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica) realizou um mutirão de exames gratuitos nestas quinta e sexta-feira (22 e 23).
 

A iniciativa marcou, também, a comemoração pelas 1.400 mamografias digitais realizadas no ultimo ano na Policlínica, através do mamógrafo adquirido pela Prefeitura em 2014. 

“Há um ano, Cabedelo dispõe de um mamógrafo digital de última geração e realiza esses e outros exames preventivos diariamente. Além do mais, temos conseguido reduzir de forma importante o tempo de diagnóstico, que entre a consulta na Unidade de Saúde da Família (USF), a realização do exame e a obtenção do resultado, tem levado em média 20 dias”, destacou o diretor da Policlínica de Cabedelo, Luciano Carneiro. 

Nesta sexta-feira (23), a Sescab disponibilizou um stand na Policlínica para a realização do mutirão, que contou com exames citológicos, testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatite C, vacinação, pesagem, avaliação nutricional e consulta clínica com autoexame da mama. Conforme a situação, a usuária já era encaminhada imediatamente para a mamografia, ou tinha seu exame marcado para um semana ou 15 dias depois, como explica a diretora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Lucídia Tavares.

“É importante destacarmos que o SAE está preparado para atuar não só na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, mas de várias doenças específicas da saúde da mulher. Além disso, aqui contamos com uma equipe multidisciplinar, com ginecologista, infectologista, pneumologista, cardiologista, neurologista, psicólogos, assistentes sociais, além de realizamos exames de DST AIDS, entre outros”, detalhou.  

Para quem aproveitou o Mutirão para realizar exames importantes de prevenção, a sensação é de agradecimento pela rapidez e eficiência no atendimento. Dona Maria do Socorro, moradora de Camboinha I, passou pela Policlínica na manhã desta sexta-feira (23) para fazer sua mamografia anual. 

"Já estou fazendo pela segunda vez, desde a campanha do ano passado. Tudo funciona direitinho, o médico da USF me examinou, solicitou meus exames de sangue e hoje já estou aqui para fazer a mamografia. Antes, a gente não tinha isso aqui em Cabedelo e hoje fica mais fácil para fazer a prevenção”, comentou. 


Fonte: PMC

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons
Real Time Web Analytics