Em Cabedelo - Programa Cuidando do Amanhã oferece esperança e assistência às mães carentes do município.



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo).
Dentre as ações assistenciais mantidas pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), uma se destaca pela atenção e cuidados à primeira infância. Trata-se do “Cuidando do Amanhã”, programa mantido pela Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), e que realiza distribuição de kits enxoval com gestantes partir do sexto mês de gravidez ou mães de bebês recém-nascidos.

O programa, coordenado pela primeira-dama Jacqueline Monteiro, é qualificado como benefício social eventual, e na prática assume um caráter permanente e contínuo. Na gestão atual, de acordo com Semais, o “Cuidando do Amanhã” passou por um processo de crescimento por conta dos maiores investimentos e divulgação, estimulando tanto o encaminhamento por parte dos núcleos de Saúde do município como a busca espontânea, através de informações boca-a-boca. 

“Não temos economizado esforços em busca do necessário resgate da cidadania de algumas famílias carentes, minimizando sua situação de vulnerabilidade financeira. Buscamos uma ação solidária que alivie o momento de dificuldade, mas também usamos a oportunidade para prestar orientações e humanizar nossa política assistencial e de inclusão”, destaca Jacqueline. 

De acordo com os relatórios produzidos pelo Setor de Serviço Social da Semais, este ano, até o mês de setembro, foram beneficiadas 286 gestantes, em um investimento de R$ 39.532,00 na aquisição dos kits e na preparação dos eventos de distribuição.  

“O programa Cuidando do Amanhã, especificamente, visa atrair as mães para que se desenvolva, através de encontros e palestras com profissionais das secretarias coirmãs, uma ação no sentido de conscientizá-las e sensibilizá-las para a causa que buscamos fortalecer, atingindo, sobretudo, as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que não têm condições de adquirir um enxoval”, explicou o secretario da Ação Social, Euzo da Cunha Chaves.

Para Chaves, a atual gestão tem investido e mantido o programa. O sucesso da iniciativa se dá, também, por conta de todo trabalho desenvolvido na base pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) no município.

“Atualmente tem sido observado, de forma muito disciplinada e ordenada, o crescimento das pessoas beneficiadas pelo programa. São pessoas atendidas tanto aqui pelo Serviço Social da Secretaria, como nas USFs. Quando são formados os grupos nas Unidades, nós realizamos um encontro com todas as mães relacionadas e envolvidas no processo de acompanhamento, temos uma palestra final e depois é feita a entrega dos kits”, explicou.

Futuro – O programa Cuidando do Futuro passará por mudanças. Uma delas é na própria nomenclatura. A iniciativa passará a ser chamada, em breve, de Chá de Bebê. Outra alteração será na composição dos benefícios. Além dos bebês, as mães também serão contempladas.

“A proposta da primeira-dama Jacqueline é fazer, também, a doação de enxovais para as mães, com itens como sandálias, camisolas e cintas. Essa ação será inserida na programação, objetivando fortalecer os vínculos, valorizar as pessoas carentes do nosso município, que precisam ter apoio do poder publico. O objetivo é atraí-las, aproximá-las, atendê-las e dar sentido às ações sociais aqui desenvolvidas”, concluiu o secretário. 

Acesso ao benefício – Os objetivos do programa de distribuição de enxovais tem base na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), uma politica pública que visa contribuir para a construção e promoção da autonomia social das pessoas que buscam ajuda e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

Para ter acesso ao benefício, as mulheres no sexto mês de gravidez,  encaminhadas pelas USFs, devem portar declaração de acompanhamento do pré-natal, cópia de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve estar acompanhada de algum responsável maior.

O kit consta de 2 bolsas,2 pacotes de fraldas de pano, 1 kit mijão; 1 kit de camisetas; 1 lençol com fronha; 2 cueiros; 1 par de meias; 1 saboneteira, 1 sabonete e 1 banheira plástica.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca