Programa Desenvolver Cabedelo realiza palestra para mulheres empreendedoras.



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo)
O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios – Desenvolver Cabedelo, vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Portos (SEICP) realizou, nesta quinta-feira (22), uma palestra informativa com pequenas empreendedoras de Cabedelo. O evento foi uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM).
 

A iniciativa aconteceu no auditório do gabinete da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) – Casa do Alemão – e reuniu cerca de 60 participantes, entre pequenas empreendedoras e comerciantes informais vinculadas à SEPM. A palestra focou na necessidade de formalização do empreendimento através do programa de Microempreendedor Individual (MEI). 

“Uma pesquisa interna nossa, junto com a SEPM, apontou que muitas mulheres empreendedoras trabalham na informalidade. Então, tomamos essa iniciativa, que é o primeiro passo para que possamos ajudá-las a ter seu próprio negócio e tenham a chance de serem beneficiadas pelo Desenvolver. O programa visa fomentar o comércio, beneficiando as pessoas que estão trabalhando na informalidade e também facilitando o investimento para quem já está regularizado,  tenha CNPJ e não esteja negativado”, destacou a coordenadora geral do Desenvolver, Geovanice de Fátima. 

A coordenadora ressaltou, ainda, que o principal objetivo do Desenvolver não é a obtenção de lucros, e sim o fomento do comércio. Segundo ela, "a palestra integra a etapa informativa do Programa. Após as inscrições, serão desenvolvidas as fases de capacitação, de plano de negócios e de visitas e, enfim, a finalização do processo com o recebimento do crédito".

Para a palestrante Cândida Medeiros, consultora credenciada do Sebrae, a iniciativa do evento foi bastante positiva. 

"Nós abordamos as vantagens da formalização, na qual o microempresário começa com os benefícios da previdência, contribuindo apenas com 5% de um salário mínimo e ainda fica acobertado em seus direitos. Demonstramos que a partir daí ele começa, realmente, a ter cidadania. Na palestra, percebemos que as maiores dúvidas são relacionadas ao direito à previdência, pois a legislação é muito complexa e rigorosa. Essa iniciativa do Desenvolver é de grande benefício e extremamente importante para o município, uma vez que a difusão da informação sobre a necessidade de formalização pode fazer com que as pessoas garantam benefícios como aposentadoria e auxílio doença, além de gerar emprego e renda, resgatando a cidadania dos cabedelenses".

Mulheres empreendedoras - Público alvo dessa primeira palestra, as mulheres empreendedoras já iniciaram o processo de "reciclagem". Dentre elas, estava a artesã Maria Lourdes, moradora do bairro de Camalaú, que destacou a importância da iniciativa.  

"Achei muito importante porque, realmente, esclareceram várias coisas que eu não sabia. Agora eu preciso procurar o Desenvolver para dar continuidade. O meu interesse é ter meu cantinho, tudo certinho, para vender minhas coisas. Hoje já foi um primeiro passo". 

Muitas das mulheres participantes trabalharam a vida toda na informalidade e nunca tiveram benefícios trabalhistas. É o caso da costureira Maria da Glória, moradora da comunidade Vila Maria, que pretende, com o Desenvolver, formalizar suas atividades. 

"Eu trabalho desde os meus 14 anos, fazendo costura. Já fiz muito fardamento, roupas pra Igrejas... E eu queria botar meu próprio negócio e passar meus conhecimentos para quem já trabalha comigo. Gostei muito dessa primeira palestra”. 

Desenvolver - O Desenvolver Cabedelo foi criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, e é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

Podem participar do programa pessoas jurídicas; microempreendedor individual; sociedade empresarial, sociedade simples; Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI); empresário na forma prevista em lei, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no registro Civil de Pessoas Jurídicas; setores da indústria e prestadora de serviços e comércio de qualquer natureza. 

Para participar do Programa Desenvolver Cabedelo, os interessados devem procurar a sede do programa, localizada ao lado do Varanda’s Dancing Bar, no horário das 9h às 14h. Após fazer o cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.