Cabedelo abre Semana da Consciência Negra e homenageia Zumbi e Dandara.



Semana da Consciência Negra (Foto: Michael Sampaio).
A cidade de Cabedelo comemora o Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro - com uma extensa programação, repleta de atividades culturais, feiras de artesanato, palestras e shows musicais com artistas da terra, resgatando e valorizando as heranças dos afro-brasileiros. As atividades foram abertas nesta terça-feira (17) no Teatro Santa Catarina, com o lançamento da Semana de Consciência Negra. A data, aliás, foi instituída, através da Lei Municipal nº 1.763/2015 como o Dia Municipal da Consciência Negra na cidade portuária.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), a Semana tem como tema “Cabedelo Celebra Zumbi e Dandara, resgatando e valorizando a cultura negra”. As atividades já começaram hoje (21) no Reviver II, no Renascer, com a Mostra Cultural, apresentação de afro reggae grupo de capoeira, além de exibição de artesanato. No Cabedelo Clube ainda houve a palestra “Mulher negra e Identidade”, com Dandara Correia.

A solenidade de abertura da Semana promoveu o encontro de autoridades municipais, líderes comunitários, agentes culturais, educadores e estudantes, que tiveram a oportunidade de assistir apresentações artísticas e palestras. O evento contou com apresentações do grupo de capoeira Angola Palmares, sob o comando do mestre Adeilson Morais, e do grupo de percussão de crianças do Centro de Convivência Reviver II. Além disso, também houve exposições artesanais das associações comunitárias da cidade. 

“Celebrar Zumbi, Dandara e todos que representam a luta pela conscientização negra é algo muito importante. Eles fazem parte de nossa cultura e exaltar seu valor é algo que Cabedelo vem fazendo com muita responsabilidade. Essa é a primeira vez que temos uma Semana inteira dedicada à causa, e será uma semana repleta de atividades e beleza, além, claro, de debates em torno do fim do racismo e da importância dos negros em nossa sociedade”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

A representante da Seduc, Mônica Ribeiro, lembrou as atividades que são desenvolvidas no âmbito educacional durante todo o ano, buscando a conscientização sobre a raça negra, sua história e importância. 

“Após a criação da Lei Federal, o trabalho de valorização da cultura negra, que já vinha sendo disseminado nas nossas escolas, foi ampliado. São desenvolvidas atividades com material didático específico que é recebido e trabalhado pelos professores de arte e história. Além disso, visamos durante o ano inteiro trabalhar a conscientização da população de Cabedelo para dizer ‘não’ ao preconceito racial”. 

Racismo na Sociedade Brasileira – O tema da Semana da Consciência Negra na cidade é “Cabedelo celebra Zumbi e Dandara, resgatando e valorizando a cultura negra”, que foi abordado durante a abertura do evento através da palestra de Daniele Dias, professora mestra em Estudos Culturais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“É necessário desenvolver a consciência das pessoas com relação à negritude, principalmente porque vivemos ainda num país racista e precisamos reconhecê-lo como tal, para que, então, tenhamos maneiras diferentes de convivência, em que ele não assole a população negra. É importante que o negro se reconheça como negro, e percebendo que tem condições amplas de mercado e de crescimento, no sentido de aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas, mas, sobretudo, na busca de espaços para que outros irmãos negros possam também explorar essas oportunidade com o seu potencial, competência e diferença”, afirmou Daniele.

A professora, moradora de Cabedelo, também destacou a importância do evento e das atividades desenvolvidas na cidade.

“Eu posso dizer, hoje, que me sinto orgulhosa em morar em uma cidade  onde se tem como diálogo a questão do negro. Uma cidade que pensa no espaço na mulher negra na sociedade. É muito importante que Cabedelo tenha aberto as portas para essa conversa, principalmente com a preocupação de levar esse diálogo para as escolas. Então que as pessoas comecem a pensar diferente a respeito da presença do negro na sociedade e comecem a valorizar e perceber que todos formamos uma comunidade única”. 

Dandara e Zumbi – Homenageados em Cabedelo, eles são os ícones da consciência negra na história do Brasil e na luta pela libertação dos escravos do período colonial. A luta de Dandara e Zumbi pela libertação do povo negro no Brasil, principalmente em Palmares (PE), se reflete até os dias de hoje. Zumbi foi o último e maior dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial em toda América. Dandara foi esposa de Zumbi. Com ele, ela teve três filhos e foi uma das lideranças femininas negras que lutou contra o sistema escravocrata do século XVII e auxiliou o companheiro quanto às estratégias e planos de ataque e defesa do quilombo. 

Programação – Na quinta-feira (19), a Praia do Miramar vai receber a programação da Semana da Consciência Negra com os Jogos pela Igualdade. A partir das 17h, nas areias da praia, acontecem competições de vôlei de praia e futebol de areia. Ainda na quinta, às 20h, a Câmara Municipal de Cabedelo abre espaço para a discussão, em uma sessão especial com a participação da professora Mestre Simone Cavalcante, sob o tema “Racismo Institucional”. 

No Dia Nacional da Consciência Negra (20) é a vez da beleza negra mostrar sua força, com a Mostra Beleza Negra, à 14h, no Teatro Santa Catarina. Além dos desfiles, a programação do dia ainda inclui apresentações culturais e artesanato. 

Dia da Consciência - O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519 de 2011. O texto prevê a comemoração anual, em 20 de novembro, e lembra a data de falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrido em 1695. A data entrou para o calendário oficial de comemorações no país sem obrigatoriedade do feriado.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca