EDUCAÇÃO - Mostra Cultural apresenta trabalhos desenvolvidos nas creches de Cabedelo.



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo)
A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), através da Coordenação de Educação Infantil, realizou, nesta sexta-feira (27), a IX Mostra Cultural das Creches Municipais. Com o tema central “Descobrindo a cultura e a infância de Cabedelo”, crianças de nove creches municipais ocuparam o palco do Teatro Santa Catarina, em apresentações temáticas sobre aspectos culturais do município.

Ao todo, 1.500 crianças e cerca de 500 educadores, entre professores, auxiliares de sala, cuidadores, supervisores e gestores, participaram do processo de preparação da Mostra. Durante dois meses, cada unidade trabalhou um assunto relativo à temática central, explorando particularidades referentes à natureza e à sociedade de Cabedelo.

“A importância de todo projeto pedagógico é o desenvolvimento das habilidades das crianças. Além disso, há o desenvolvimento da socialização, a integração com outros espaços. Hoje, temos nove creches apresentando o que elas construíram de melhor em cada unidade. É um momento de troca de experiências e isso é muito relevante para eles: o contato social, o contato com o teatro, incentivo ao hábito de trazer as crianças ao teatro, esse espaço de cultura. Tudo isso é muito relevante dentro do projeto”, acentuou a coordenadora de educação infantil, Nadja Santos Araújo.

Cada uma das apresentações foi precedida de exibição de vídeo mostrando o processo de produção e do depoimento de um educador detalhando o trabalho realizado.

Creches e temas - O Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) apresentou o tema “Minha cidade, nossos atletas”; a creche Pequeno Príncipe -  “A criança cidadã de Cabedelo”; a Ádamo Klinger -  “Resgatando as brincadeiras de Cabedelo”; a Pequena Princesa - “A criança e a literatura de Cabedelo”; a Santa Catarina -  “Os pontos Turísticos de Cabedelo”; a Santa Bárbara -  “A criança e a arte cabedelense”; a Tarik Anthony - “O legado musical de Cabedelo”; a Alexia Luana - “Frio e calor – o clima de Cabedelo”; e a Josefa Regis -  “As danças típicas de Cabedelo”.

Conhecimento e emoção – Susana Maria da Silva, gestora da creche Pequeno Príncipe, que trouxe para a mostra o tema “A criança cidadã de Cabedelo”, falou sobre o processo de preparação da apresentação.

“Ficou muito fácil e prático trabalhar os direitos da criança cidadã cabedelense. É um trabalho de muito amor e é muito importante ver as crianças absorverem esses direitos, principalmente os mais importantes para eles, que é o brincar e estudar. Eles dizem bem direitinho os direitos, sobretudo aqueles que mais exploramos, como o direito a educação, a brincar, saúde e cultura. Percebemos aqui,na mostra das creches, que cada uma deu o seu melhor”, pontuou.

Já Jessiane Soares, educadora da Creche Santa Catarina - que destacou os pontos turísticos da cidade - ressaltou o método aplicado no trabalho pedagógico.

“Trabalhamos muito o lúdico com as crianças, procurando trazer para eles algo atrativo. Nesse projeto, foi bem interessante a criança poder conhecer os pontos turísticos da nossa cidade, porque muitas vezes a gente mesmo que mora em Cabedelo não dá tanto valor assim. Como eles conheceram, a gente via no olhar delas o entusiasmo. É bom mostrar à criança, desde a educação infantil, o valor de nossa cultura, o valor que devemos dar aos pontos turísticos de nossa cidade e a história dela". 

Para Edlene Francisco da Silva, moradora de Camboinha II e mãe de Davi Fernandes da Silva, aluno da creche Pequena Princesa, a Mostra é a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do filho.

“Desde o primeiro aninho que ele está na creche. Minha satisfação é ver que ele é bem tratado. Gosto de todas as professoras, e quando tem uma apresentação assim é muito gratificante para mães como eu, que gostam de participar de tudo o que o filho participa. Sou uma mãe bem presente, eu e o pai sempre estamos junto participando de tudo. Sou orgulhosa de tudo que ele faz”, finalizou.


Secom Cabedelo

Fonte: PMC
]

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.