59 ANOS CABEDELO: PMC inaugura Calçadão da BR e Praça Padre Cícero



O prefeito Leto Viana inaugurou a 1ª etapa do Calçadão
da BR e a revitalização da Praça Padre Cícero.
(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo)
O prefeito Leto Viana inaugurou, na tarde de ontem (19), a 1ª etapa do Calçadão que ladeia a BR 230 – o Calçadão da BR –  e a revitalização da Praça Padre Cícero. As duas intervenções fazem parte da série de obras entregues esta semana em alusão aos 59 anos de emancipação política da cidade, comemorados neste sábado (12).

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 335 mil em 1.400 metros de construção da via de passeio público, compreendida entre as entradas das ruas São Sebastião – em frente ao Centro Integrado Imaculada Conceição, no bairro de Camalaú – até a frente do prédio Anexo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), no Centro da cidade.

A intervenção incluiu a revitalização da praça Padre Cícero, que há mais de 10 anos havia perdido a condição de espaço público para uma construção inacabada de saneamento. Essa 1ª etapa também foi marcada por outras ações, como paisagismo, pintura, iluminação e instalação de placas educativas e informativas. 

“Hoje estamos entregando duas obras que melhoram o paisagismo da nossa cidade. Todos já são testemunhas do visual diferenciado desta primeira parte do calçadão da BR, assim como da nova Praça Padre Cícero. Agradeço a todos os funcionários públicos que participaram da realização dessas ações, principalmente, por acreditarem e reconhecerem a necessidade delas. São obras simples, mas que terão continuidade, se Deus quiser, e que fazem a diferença numa administração pública. Apesar de toda dificuldade enfrentada por esse país, estamos avançando e investindo. E vamos continuar buscando parcerias visando o crescimento socioeconômico de Cabedelo”, afirmou o prefeito Leto.

A secretária de Infraestrutura, Érica Gusmão, comemorou a inauguração ressaltando a importância da preservação do patrimônio público. 

“Essa urbanização imprime uma nova marca para a cidade de Cabedelo. A nossa população estava carente de obras desse porte. Que venham, então, outros calçadões, outras praças, enfim, novas intervenções. E peço que a população nos ajude a manter a cidade bonita”.

Para os grandes beneficiados, os moradores, as intervenções já refletem na melhoria da qualidade de vida. 

“Aqui era barro, uma grama cheia de areia. Agora, a gente fica sentado na porta, sem poeira, na tranquilidade, tudo bem iluminado, graças a Deus. Valorizou muito tudo isso aqui e ainda serve para as crianças brincarem à vontade”, elogiou  o caminhoneiro aposentado Rosivando Barbosa, que reside na rua Pastor José Alves de Oliveira, em frente ao Calçadão, há 65 anos.

Outras Intervenções – O Calçadão da BR, durante o período da obra, ganhou uma ajuda muito importante: a dos moradores, que colaboraram com os trabalhadores da Prefeitura, cedendo atenção, agradecimentos e gentileza. 

A importante obra ainda recebeu diversas outras intervenções para a sua execução, como preparação do terreno, retirada dos automóveis (colocados irregularmente no local), realização de reparos, limpeza e troca das tampas das galerias e reparação da iluminação pública (substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas HQI 400 W de vapor metálico).

Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou sinalização educativa e informativa. O Calçadão ainda recebeu projeto urbanístico da equipe de arquitetos da Secretaria de Habitação, e projeto paisagístico assinado pela Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa).

“Tudo isso tem apenas um simples objetivo, já alcançados nesse primeiro momento: valorizar a cidade, tornando-a mais limpa e agradável do ponto de vista paisagístico, e favorecer, principalmente, o bem estar dos munícipes que, agora, desfrutam daquele espaço com segurança”, destacou Érika Gusmão. 

Programação – O calendário de atividades comemorativas ao aniversário de Cabedelo continua ao longo da semana. No sábado (12), uma grande festa vai marcar a data, com shows de Ramon Schnayder e da banda Forró Saudade, na Praia do Miramar. 

Dia: 10/12/2015 – QUINTA-FEIRA
17h – Inauguração da Rua Poeta Hermes do Nascimento, na Praia do Miramar.

Dia: 11/12/2015 – SEXTA-FEIRA
9h00 – Entrega dos cheques aos Pequenos Empreendedores do Programa Desenvolver Cabedelo. 
10h30 – Inauguração da Unidade de Saúde do Bairro Camalaú

Dia: 12/12/2015 – SÁBADO
8h – Programação da Secretaria da Mulher com Aulão de Zumba e Fit Dance, em parceria com a Academia Visual Fitness, na  Praia do Miramar
19h – Missa em Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade, na Igreja Sagrado Coração de Jesus
22h00 – Shows na  Praia do Miramar 

Dia: 13/12/2015 – DOMINGO
19h- Apresentação da Nau Catarineta (em comemoração ao Centenário da Nau Catarineta), no Teatro Santa Catarina

Dia: 22/12/2015 – TERÇA-FEIRA
9h –Inauguração da Unidade de Saúde do Bairro Renascer II.
10h30 – Inauguração da Reforma da Maternidade, Bloco Cirúrgico do Hospital Padre Alfredo Barbosa e do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade.


Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca