Aluna da EJA em Cabedelo é a única do Nordeste a ser premiada no Concurso Nacional de Redação da CGU



(Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo)
A aluna Zenaide Huana da Silva, da Escola Municipal Professora Elisabeth Ferreira da Silva, no bairro do Renascer II, conquistou o 2º lugar na 7ª edição do Concurso Nacional de Desenho e Redação, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, cerca de 500 mil alunos e 2,5 mil escolas públicas e privadas participaram da disputa.

Sob o tema, “Pequenas Corrupções – Diga Não!”, Zenaide disputou na categoria Redação III, que incluiu estudantes do Educação de Jovens e Adulto (EJA), e foi a única do Nordeste a ser premiada. A jovem, de 28 anos, mora no Renascer e é mãe de quatro filhos. Concluiu o ensino fundamental e médio recentemente na Elisabeth Ferreira e está cursando o EJA. 

O Concurso da CGU teve por objetivo despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais.

Zenaide estava em casa quando recebeu a notícia, através da Escola, e, muito feliz, afirmou que sempre gostou de escrever, mas que nunca esperava receber um prêmio por isso. 

“Esse prêmio representa mais uma vitória em minha vida, principalmente como mãe e mulher. Desisti de estudar por muitos anos, mas, graças a Deus, voltei e consegui concluir. Essa foi a primeira vez que eu ganho algum concurso. Sempre gostei muito de escrever. Na minha opinião, o tema do concurso é uma base para que as pessoas tenham noção de que pequenos gestos ocasionam corrupção. A exemplo de mães que corrompem seus filhos, muitas vezes não repreendendo quando eles erram, mentindo ou pegando algo de alguém. Isso vai ter um reflexo positivo na minha vida, pois eu não quero que meus filhos virem corruptos quando crescerem. Agradeço aos professores e à direção pela força e apoio à minha capacidade de fazer uma boa redação”, afirmou Zenaide, que agora pretende cursar uma faculdade de Psicologia.

O professor Juljan Lima Palmeira, que há dois anos leciona a disciplina de Língua Portuguesa na Elisabeth Ferreira falou sobre o incentivo que a Escola dá aos alunos nesse tipo de trabalho, bem como a importância do prêmio de Zenaide para a educação de Cabedelo.

“Esse foi um trabalho que envolveu toda a Escola, especialmente, com os alunos que iriam realizar o Enem e estavam preocupados com a produção textual. Todo o trabalho que fizemos com as redações foi realizado com base na temática, sobre a qual pudemos conversar e ler muitos textos. Depois fizemos uma grande prova com o tema, cujos textos foram também utilizados para o concurso. Sem dúvida, esse prêmio tem uma importância ímpar e, nesse sentido, Cabedelo se agiganta, porque, num universo de tantos municípios, a cidade se destaca. Isso mostra que estamos fazendo um trabalho de envolvimento e desenvolvimento da educação e que esses estudantes, se quiserem, podem conseguir muito mais. Zenaide é uma prova disso. Ela é uma pessoa que sempre procurou se destacar, apesar de todas as dificuldades”. 

Premiação – Pelo 2º lugar, Zenaide vai receber, de acordo com o regulamente do Concurso, um tablet e um certificado de premiação e reconhecimento da CGU. 


Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.