Prefeitura Municipal de Cabedelo inaugura Posto de Coleta de Leite Humano e reabre Maternidade e Centro Cirúrgico do HMMPAB



HMMPAB
Entrega da reforma da Maternidade e Centro Cirúrgico do HMMPAB (Fotos: Secom Cabedelo)

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da sua Secretaria de Saúde (Sescab), reabriu oficialmente os serviços de Maternidade e do Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB). A entrega da reforma e ampliação das unidades aconteceu nesta terça-feira (22) e contou com a presença do prefeito Leto Viana. Na ocasião, também foi inaugurado um Posto de Coleta de Leite Humano.

As intervenções constaram de serviços de reparos da coberta, ampliação e recuperação do prédio, substituição da rede elétrica e climatização, bem como a aquisição de novos equipamentos. Ao todo, a reforma do HMMPAB contou com investimento de mais de R$ 1,2 milhões, com recursos próprios da Prefeitura. Com a reforma atual, o Hospital deve atingir a média mensal de 60 cirurgias eletivas (programadas) por mês.

“É com grande sensação do dever cumprido que participo dessa reinauguração. Toda equipe está de parabéns, uma vez que fomos desafiados a retirar o Hospital da situação de penúria em que se encontrava, 18 meses atrás. E fomos além, apesar de todas as dificuldades financeiras impostas pela crise atual. Essa reforma e melhoria dará ao povo de Cabedelo um atendimento de maior qualidade e de respeito à população que necessita desses serviços. Isso demonstra o cuidado com que nossa gestão vem tratando uma das questões mais relevantes para a população: o cuidado com a saúde, desde o pré-natal ao nascimento dos novos cabedelenses", destacou o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, os serviços da Maternidade iniciam-se já neste final de semana e o de cirurgias eletivas no dia 4 de janeiro. Para tanto, já foram solicitadas as devidas desinterdições éticas por parte do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

“O apoio e prioridade dada pelo prefeito Leto Viana à Saúde no município têm sido decisivos para a concretização desse trabalho. Em poucos meses, já reformamos completamente cinco Unidades de Saúde, modernizamos a Policlínica, instalamos um Mamógrafo Digital, e, agora, finalmente, concluímos as obras do HMMPAB. O que só foi possível mediante à entrega e competência da equipe que colaborou com esta obra, já que durante sua execução a Unidade continuou funcionando na maioria de seus setores”, ressaltou Gama.

Para a população, principal beneficiada com a reforma da Maternidade e do Bloco Cirúrgico, a obra significa mais qualidade na saúde de Cabedelo. "Só tenho o que elogiar, tanto o atendimento como a estrutura do Hospital. Tudo novo e funcionando”, disse Pedrina Carvalho, moradora do Centro.

Posto de Coleta de Leite Humano -  Nesta terça-feira, a PMC também entregou o Posto de Coleta de Leite Humano do HMMPAB, que funcionará na Maternidade e receberá doações através de vinculações ao Banco de Leite da Secretaria Estadual de Saúde. O leite coletado no Posto será remetido ao Banco de Leite Estadual, onde é processado e pasteurizado. De volta à Maternidade, irá servir às mães de Cabedelo.

“A implementação do Posto de Coleta de Leite Humano de Cabedelo é mais uma conquista que irá beneficiar centenas de crianças recém-nascidas. Com esse serviço, ajudamos a reduzir a mortalidade infantil, além de nos alinharmos ao que preconizam as Portarias do Ministério da Saúde (MS), bem como, o projeto Rede Cegonha", comentou a diretora geral do Hospital, Juçara Pascoal.

Maternidade e Centro Cirúrgico mais modernos e amplos – Após a reforma da Ala de Obstetrícia, a Maternidade do HMMPAB recebeu novas camas, uma sala pré-parto e uma moderna cama PPP para auxiliar no conforto e segurança do parto natural. Com as intervenções, o setor terá capacidade para realizar uma média de 100 partos por mês, nos 12 leitos hoje existentes.

A Maternidade passa a contar, ainda, com ambientes mais privativos para as mulheres, além de espaços e procedimentos que incentivem o aleitamento materno e o conceito de alojamento conjunto: o binômio mãe e filho.

Já os Centros Cirúrgico e Obstétrico contam, agora, com os seguintes equipamentos: quatro monitores multiparâmetro, sendo um com capinógrafo; três eletrocardiógrafos; dois carrinhos de emergência; quatro oxímetros -  sendo dois de mesa; cinco aspiradores de secreção portáteis; dois bisturis elétricos; um detector fetal com frequência cardíaca; 13 ressuscitadores manuais adulto e pediátrico; quatro otoscópios; dois nebulizadores de quatro fases; um ventilador portátil; sete kits laringoscópicos adulto e infantil; e duas balanças antropométricas. Foram adquiridos, ainda, vários tensiômetros, radiômetros, prongas nasais, fluxômetros, umificadores, banquetas e bolas suíças.

TAC - No início deste mês, a PMC firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB), comprometendo-se a realizar, no mínimo, 721 procedimentos de obstetrícia de risco habitual por ano, inclusive recebendo casos do município de Lucena. A prestação de serviços no HMMPAB começa a partir de 1º de janeiro. Apenas os procedimentos de alto risco serão encaminhados para João Pessoa, através do sistema de regulação da capital, acompanhados de justificativas por meio de laudos médicos.

Cabedelo vai manter ativados no mínimo 11 leitos obstétricos, sendo sete clínicos e quatro cirúrgicos, com no mínimo dois obstetras, um anestesista e um pediatra todos os dias, 24 horas.

Sobre o HMPAB - O Alfredo Barbosa é o único hospital na Grande João Pessoa que possui cirurgião pediátrico de plantão. A Unidade atende nas seguintes especialidades: Urgência e Emergência; Cirurgias: Obstetrícia, Geral, Pediátrica, Vascular, Plástica reparadora, Oftalmológica, Urológica e Buco-maxi-facial; além de realizar Colonoscopias, Raio X e Ultrassonografias. 


Secom

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.