Após doze anos sem manutenção, pórticos de Intermares passam por restauração.



Restauração dos pórticos de Intermares
Foto: Michael Sampaio
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), e em parceria com a empresa Mundo das Tintas, deu início, na semana passada, aos serviços de restauração dos dois pórticos que marcam a entrada e a saída do bairro de Intermares.

O primeiro monumento a receber a intervenção – que deve ser concluída no prazo de 15 dias – fica situado à margem da BR 230, no encontro com a Avenida Mar Vermelho. Na sequência, será recuperado o pórtico menor, situado à beira mar, na divisa com a Praia do Bessa, em João Pessoa.

Os dois monumentos foram inaugurados em 2004, com projeto artístico e arquitetônico assinado pela arquiteta Sandra Moura. Esta será a primeira vez, em 12 anos, que os pórticos recebem manutenção adequada. 

A recuperação dos monumentos vai constar de vistoria técnica da estrutura, limpeza e recuperação da sala interna e pintura de toda a superfície.

“Não se trata apenas de preservar nossa memória histórica e geográfica, representada pelas duas peças de concepção artística. Mas também garantir sua longevidade, evitando a degradação das estruturas, superfícies e aparência, mas principalmente, prevenindo a possibilidade de acidente por falta de manutenção. Essa intervenção faz parte da política pública imposta pela atual gestão de recuperar os monumentos e praças da cidade, buscando uma valorização desses espaços e da própria história da nossa cidade”, destaca o secretário adjunto da Semapa, Alberto Magno. 

A Semapa também vem realizando, no entorno dos monumentos, intervenções paisagísticas com jardinagem, plantio de palmeiras e novo gramado. Um projeto de iluminação colorida, com baixo custo financeiro e de manutenção, também deverá ser implantado nos locais em breve. 

Significado - Os dois monumentos que demarcam a entrada e a saída do bairro de Intermares representam um ato de reconhecimento histórico-geográfico. É um marco da geminação entre a cidade portuguesa de Viana do Castelo e Cabedelo, fazendo delas “cidades irmãs”. 

Sua concepção artística baseia-se nas linhas de uma fortaleza e de um navio. Na placa inaugural, fixada no local, são lidos ainda os seguintes dizeres: “Nossas almas e bondades se encontram além-mar. As nossas origens e a nossa amizade estão agora encravadas nessa Terra Brasilis”.

A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. 


Secom  Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.