Primeira-dama visita Maternidade e entrega enxovais a mães carentes do município.



Primeira-dama Jacqueline Monteiro (Foto: Michael Sampaio)
A primeira-dama Jacqueline Monteiro participou, nesta terça-feira (8), de uma vistoria à Maternidade Municipal, dentro do programa Vinculação das Gestantes ao Local de Parto, mantido pela Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais). Além da visita, ela também fez a entrega de enxovais às mães carentes do município.

No Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), a primeira-dama apresentou às gestantes as melhorias nas instalações e no atendimento da unidade, após intensa reforma no ano passado. Jacqueline destacou, dentre esses avanços, o Banco de Coleta de Leite Humano, como mais um ponto de auxílio às mães da cidade. 

“Hoje é um dia especial, o Dia Internacional da Mulher. Por toda a cidade, estamos promovendo ações voltadas para as mulheres cabedelenses. A ação inovadora foi a visita à maternidade com todas as gestantes. Lá, elas puderam conferir o que já foi feito com a reforma e as melhorias que ela trouxe, deixando-as mais tranquilas para o momento da maternidade. Entregamos também os enxovais de bebê, que é uma iniciativa da Semais. Aqui, a gente preza pela humanização. Tratamos a mulher como gostaríamos de ser tratadas. É obrigação nossa”, enfatizou Jacqueline. 

A diretora do HMMPAB, Juçara Pascoal, destaca que o programa Vinculação das Gestantes ao Local de Parto faz parte do projeto Rede Cegonha, realizado em parceria com o Governo Federal. Ela ainda anunciou que, em breve, a Maternidade vai abrir inscrições para as doulas que quiserem acompanhar a gestante durante o parto humanizado. 

“O objetivo é a melhoria do bem estar da gestante durante o trabalho de parto. Estamos trabalhando cada vez mais na humanização do atendimento no Hospital Municipal”, disse.

Chá de Bebê – A entrega do Kit Enxoval, que faz parte do projeto Chá de Bebê, aconteceu no auditório da Semais. Lá, as futuras mamães foram recepcionadas com música ao vivo, na voz e violão de Laércio Camargo. A primeira-dama Jacqueline Monteiro, coordenadora do iniciativa, entregou cerca de 20 kits. 

A feirante Kaline Andrade, do bairro do Jacaré, está no oitavo mês de gestação, esperando uma menina. Para ela, a visita à Maternidade e a entrega do enxoval foi muito importante. “Estou muito, muito feliz de ter uma menina. O kit vai ajudar em tudo lá em casa, já vou precisar comprar menos coisas agora que tenho o enxoval”, disse. 

Roseane da Silva já está na segunda gravidez, e espera a chegada de uma menina para o mês que vem: “O kit vai ajudar, e muito, em casa. Já tinha começado a comprar as coisinhas da bebê, mas ainda estava faltando a banheira e a bolsa, que agora eu tenho”, finaliza. 

Para ter acesso ao Kit Enxolval, a gestante deve estar, no mínimo, em seu sexto mês de gestação. Ela deverá ser encaminhada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, portando declaração de acompanhamento do pré-natal, cópia de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão do pré-natal. Caso seja menor de idade, deverá estar acompanhada de um responsável maior. 

O enxoval do bebê consta de 2 bolsas, 2 pacotes de fraldas de pano, 2 cueiros, 1 banheira de plástico, 1 saboneteira, 1 sabonete, 1 par de meias, 1 lençol com fronha, 1 kit mijão e 1 kit de camisetas.


Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.