Cabedelo começa a imunizar gestantes e profissionais de saúde contra a gripe H1N1.



Divulgação.
A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) iniciou, nesta segunda-feira (11), a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Todas as Unidades de Saúde da cidade estão recebendo as doses que, neste primeiro momento, devem imunizar gestantes e profissionais da Saúde. A partir do dia 30 – Dia D da campanha – até o dia 20 de maio, toda a população poderá receber a vacina.

Para esta primeira fase, Cabedelo recebeu 2.010 doses da vacina, e a expectativa é que sejam imunizadas 700 gestantes e 1.300 profissionais da Saúde. 

Assim como aconteceu em diversas cidades, Cabedelo antecipou a campanha, prevista para começar no dia 30 de abril.

“Seguimos a recomendação do Ministério da Saúde e antecipamos o calendário. Estamos prontos para receber os grupos de risco - gestantes e profissionais da Saúde – e imunizá-los. A partir do dia 30, toda a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a dose. Além disso, também estaremos com unidades móveis para distribuir a vacina a todos os recantos da cidade”, destaca a coordenadora de Imunização da Sescab, Missânia Moreira. 

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. 

H1N1 - Os sintomas da gripe H1N1 são muito semelhantes aos da gripe comum, mas surgem de forma repentina e com maior intensidade, podendo aparecer febre alta, forte dor de cabeça e dificuldade para respirar.

Esse tipo de gripe é transmitida pelo contato com pessoas doentes, mas pode causar complicações como pneumonia se não for tratada adequadamente, por isso em caso de suspeita deve-se ir ao médico para saber como tratar e evitar transmitir a doença para outras pessoas.

Os sintomas da H1N1 são: febre repentina que supera os 38° C; Tosse intensa; dor de cabeça constante; dor nas articulações e nos músculos; falta de apetite; calafrios frequentes; nariz entupido, espirros e falta de ar; náuseas e vômitos; diarreia;  mal estar geral.


Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.