Ondinas Cabedelo prepara exposição com peças produzidas por artesãs locais



(Foto: Eric Furni)
As equipes das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e de Ação e Inclusão Social (Semais) reuniram-se, nesta terça-feira (10) com as artesãs participantes do projeto Ondinas. No encontro, elas avaliaram o desenvolvimento da Oficina de Criação e Planejamento de Produtos Artesanais, ministrada pelo estilista Léo Mendonça, e puderam ver as peças já produzidas.

O Ondinas é uma iniciativa da SEPM em parceria com o Desenvolver Cabedelo, e busca capacitar as artesãs locais na área do estilismo e na criação de produtos artesanais, como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar essas artistas.  

O primeiro passo do projeto foi a realização da Oficina de Criação e Planejamento de Produtos Artesanais, que começou no final de março e terá e duração de três meses. Nesta fase inicial, as atividades foram direcionadas às pesquisas de campo e virtual da fauna e flora local, buscando a definição do tema da exposição: Oceano. Também foram sugeridos modelos para o início da produção das peças.

A produção seguirá até meados de junho, quando as artesãs terão aulas sobre vendas e empreendedorismo. A etapa conclusiva da oficina será a exposição prevista para julho, com data e local a serem definidos. 

“Sempre acreditei no trabalho das artesãs e hoje vemos aqui as peças que já foram produzidas por elas com muita qualidade, que superam até as nossas expectativas. Desde o início da oficina, com o intuito de dar condições para a produção das peças, estivemos em busca de parcerias e patrocinadores para o projeto. Contamos com dois grandes apoiadores: a Malhasul, que nos doou tecidos para a confecção de peças para a customização; e o Grupo Círculo, que doou 200 linhas de crochê para que as artesãs possam produzir suas peças. Sabemos que os materiais não são baratos, e essas doações serão de grande valia”, destacou Mônica Pimentel, à frente da SEPM. 

Para a artesã Anelise Macedo, o Ondinas é um projeto único e que estimula a criatividade, fazendo surgir algo novo a partir de uma arte que já está acostumada a fazer. 

“Esse é um projeto desafiador, porque a gente pode vislumbrar novas ideias para dinamizar o artesanato de Cabedelo. A orientação que estamos recebendo do estilista Léo Mendonça está sendo muito importante para despertar a nossa criatividade e dar mais opções de trabalho com os mesmos materiais que a gente já está acostumada, dentro da temática Oceano”.

Já para Teresa Júlio, a Oficina de Criação e Planejamento de Produtos Artesanais é uma oportunidade que os artesãos de Cabedelo esperam há muito tempo.

“Comecei a trabalhar com escamas há 13 anos e foi agora, nessa gestão, que tive a oportunidade de crescer e me aperfeiçoar, com esse projeto que abrange vários tipos de arte”. 


Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca