São João de Cabedelo será na Praça Getúlio Vargas e já começa a receber decoração temática



Praça Getúlio Vargas - Foto: Michael Sampaio
A decoração para o São João de Cabedelo deve ser apresentada à população no domingo (12), Dia de Santo Antônio. Este ano, o forró vai ser na Praça e a festa vai contar com atrações locais e estaduais, apresentações de grupos culturais e quadrilhas e o típico forró pé de serra.

O resgate à cultura e à tradição local é a temática da decoração especial para os festejos juninos que a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está preparando na praça Getúlio Vargas. A ornamentação, assinada por oficineiras locais e coordenada pela artesã Diana Oliveira, já está sendo montada e vai trazer um colorido todo especial e nordestino ao São João da cidade.

“Este ano, nós trouxemos o arrasta-pé para a Praça. Será uma festa ainda mais família, com todo conforto e segurança para os cabedelenses festejarem essa época tão aguardada. Reduzimos custos mas não economizamos no colorido e na organização da festa, que vai contar com diversas atrações, grupos culturais e quadrilhas, em um resgate genuíno da tradição junina no Nordeste”, destaca a coordenadora do São João, a primeira-dama Jacqueline Monteiro. 

A decoração dos festejos juninos será composta por barracas temáticas para a venda de comidas típicas; cidade cenográfica matuta com bodega; igreja e vila de casas; além da decoração dos postes e árvores com balões, luminárias e bandeirolas, tudo remontando a tradição que a festa junina inspira.

Para compor a decoração, a artesã Diana de Oliveira se inspirou na tradição nordestina, e a partir da reciclagem de materiais foram produzidos babados e bandeirolas, além de enfeites para balaios e arupembas.

“Estamos buscando remontar a tradição, lembrando do tempo das nossas avós. Para minimizar os custos, aproveitamos materiais de anos anteriores, e com retalhos de tecido e TNT, produzimos fuxicos e babados, e com eles decoramos as arupembas, luminárias, balaios e estandartes”, destacou Diana. 

Em breve, a PMC irá divulgar, por meio do site e das suas redes sociais, datas e atrações do São João na Praça. 


Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca