São João de Cabedelo terá shows de Louro Santos, Forró Bakana, Leko e D’Baile e apresentações de quadrilhas e forró pé de serra



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), divulgou as atrações confirmadas do São João da cidade, que este ano será na Praça Getúlio Vargas. A festa acontece nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, com shows de Louro Santos, Forró Bakana, Leko e D’Baile e Osmídio Neto (ex-forró Saudade), dentre outros.

Nos quatro dias, também haverá apresentações culturais, trios de forró pé de serra e as quadrilhas juninas Macambira, Junina Viana e convidados. A Secult também preparou uma programação no bairro do Renascer, com show de Louro Santos e As Poderosas, no dia 24. 

“Este ano, por uma questão de redução de custos, optamos por trazer o São João, que antes acontecia na Praia do Miramar, para a Praça central da cidade. A festa será menor em estrutura, mas grandiosa na organização e nas atrações. A crise fez com que tivéssemos que repensar toda a estrutura do nosso São João.. Temos certeza de que o povo de Cabedelo vai gostar muito do que estamos preparando. Será um São João tranquilo, animado, em que toda família poderá participar. Um resgate às tradições mais fortes dessa festa tão querida pelo nordestino”, destaca o secretário de Cultura, Walmarques Junior.

Programação – O São João na Praça começa no dia 23 com show do cabedelense Leko e Banda D’Baile, além da apresentação das concorrentes à Rainha do Milho da festa. No dia 24, apresenta-se no palco montado na Praça Getúlio Vargas o cantor Louro Santos.

No dia 25, quando começa o intervalo da festa, a PMC vai preparar uma programação surpresa na Praça, a partir das 18h. 

No dia 28, a programação continua com show da banda Forró Bakana. A festa será encerrada no dia 29, dia de São Pedro, com a apresentação da Rainha do Milho, e shows de Mô Lima e Osmídio Neto, ex-vocalista da banda Forró Saudade. 

Em todos os dias da festa vão passar pela Praça trios forró pé de serra e as quadrilhas Junina Viana, Macambira e convidadas. As atrações começam sempre às 19h. 

Nova identidade visual – Para o São João na Praça, a Secretaria de Comunicação (Secom) criou uma nova logomarca. Com referências ao local dos shows e ao resgate da tradição nordestina, a marca recria em um banco de praça a tradicional sanfona de Luís Gonzaga.

“A ideia foi dar à festa um caráter mais regional, mais família, resgatando a simplicidade e animação dos São João de antigamente. Por isso a ideia de fazer do banco da Praça – referência ao local da festa – uma sanfona, instrumento que mais caracteriza essa época do ano e nossa cultura em geral”, destaca o secretário Fabrício Magno, responsável pela concepção da nova logomarca.

Decoração - O resgate à cultura e à tradição local é a temática da decoração especial para os festejos juninos em Cabedelo. A ornamentação, assinada por oficineiras locais e coordenada pela artesã Diana Oliveira, já está sendo montada e vai trazer um colorido todo especial e nordestino ao São João da cidade.

“Este ano, nós trouxemos o arrasta-pé para a Praça. Será uma festa ainda mais família, com todo conforto e segurança para os cabedelenses festejarem essa época tão aguardada. Reduzimos custos mas não economizamos no colorido e na organização da festa, que vai contar com diversas atrações, grupos culturais e quadrilhas, em um resgate genuíno da tradição junina no Nordeste”, destaca a coordenadora do São João, a primeira-dama Jacqueline Monteiro. 

A decoração dos festejos juninos será composta por barracas temáticas para a venda de comidas típicas; cidade cenográfica matuta com bodega; igreja e vila de casas; além da decoração dos postes e árvores com balões, luminárias e bandeirolas, tudo remontando a tradição que a festa junina inspira.


Secom Cabedelo

Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca