OPERAÇÃO VERÃO - Prefeito recebe e debate projeto para ordenamento da orla de Cabedelo visando o veraneio



OPERAÇÃO VERÃO (Imagem: Thiago Pantera).
O prefeito Leto Viana reuniu-se, nesta quarta-feira (23), com secretários e equipes técnicas que compõem o grupo de articulação e operacionalidade da Operação Verão. O encontro de trabalho, que aconteceu no Auditório do Gabinete (Casa do Alemão), serviu para a apresentação e discussão do projeto, que busca, entre outras providências, soluções para o ordenamento da orla de Cabedelo visando o período de veraneio.

A Operação Verão, que começou desde o começo do mês de novembro, mobiliza órgãos municipais no processo de fiscalizações preventivas, educativas e punitivas durante a alta temporada, período em que o município recebe um grande fluxo de turistas. Na reunião, foram apresentadas as metas, competências e responsabilidades de cada ator envolvido na operação, bem como as ações articuladas que visam ordenar a orla e combater práticas que se repetem a cada ano durante a estação.

“A reunião foi bastante positiva e produtiva. Serviu para mostrar a força da integração entre os secretários. Sabemos que ninguém faz nada sozinho. É preciso apoio, ajuda, cooperação, parceria e, acima de tudo, o chamamento da responsabilidade para si. Tenho que agradecer a cada secretário pelo empenho demonstrado na elaboração dessas metas de ação que preveem não só a regularização, o combate e a adequação de algumas situações que afetam o município, como a fiscalização para garantir sua efetividade”, declarou.

Metas – As metas da Operação Verão envolvem, primeiramente, a criação de um grupo para a realização da remoção de equipamentos comerciais inadequadamente instalados na orla da cidade. A reunião desta quarta serviu para aprovação dessa iniciativa.

Em relação aos equipamentos comerciais instalados na orla, as ações preveem a remoção dos food truck instalados de forma permanente em áreas públicas, sem a devida autorização, bem como o ordenamento desse tipo de comércio em áreas a serem definidas pelo poder público municipal. A Operação Verão também vai atuar no ordenamento dos vendedores de coco da Avenida Litorânea em Intermares, com a implantação de quiosques para esse fim e a notificação e remoção de trailers irregulares na orla. 

Na área do transporte de turistas e esportes náuticos, está prevista a regularização dos catamarãs, bem como a sinalização de áreas de embarque e desembarque desses transportes; e a sinalização de áreas de pouso e decolagem de kitesurfs. 

Outras providências apresentadas preveem a notificação das caiçaras e bares da praia de Miramar, a instalação de placas educativas de trânsito e de meio ambiente na orla, o melhoramento da via beira-mar de Formosa, a instalação de equipamentos de contenção de veículos para a beira-mar, além da viabilização de via de acesso ao dique de Cabedelo e o ordenamento e remoção de ambulantes do Parque Turístico do Jacaré. Além dessas ações, também foram discutidos os preparativos de ações para o Revéillon de Intermares e eventos como o Fest Verão. 

Presenças - À reunião estiveram presentes secretários e representantes das Secretarias de Meio Ambiente (Semapa), Turismo (Setur), Mobilidade Urbana (Semob), Infraestrutura (Seinfra), Receita (Serec), Indústria e Comércio (SICP) Planejamento (Seplan), Habitação (Sehab), Guarda Civil Municipal (Gcm), Transportes (Setrans), Comunicação (Secom), Cultura (Secult), Procuradoria Geral (Proger) e Vigilância Sanitária. 


Secom Cabedelo 

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.