Cearte realiza II Mostra de Danças Orientais



 II Mostra de Danças Orientais
(Foto: Michael Sampaio).
O Centro Municipal de Artes e Cultura de Cabedelo (Cearte), vinculado à Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira (13), no Cabedelo Clube, a II Noite de Danças Orientais.

O evento integrou a etapa de culminância das atividades desenvolvidas ao longo do ano no Cearte, cuja Oficina de Dança do Ventre desempenha um papel muito significativo. A Noite apresentou ao público o resultado desse trabalho.

"Essa oficina, além de ser importante para a diversidade cultural e artística do nosso município, valoriza o papel da mulher e trabalha a autoestima das participantes e, por isso, é bastante valorizada. Essa mostra retrata apenas uma das ações que desenvolvemos no Cearte, oportunizando aos nossos alunos o conhecimento e a prática de uma atividade artística. Os alunos, em sua maioria, são oriundos de escolas públicas e privadas, porém, qualquer pessoa da comunidade pode participar das nossas oficinas em diversas áreas, como música, dança, técnica vocal, artes visuais e artes cênicas", destacou a coordenadora adjunta do Cearte, Dalvanira Maia.

A coordenação da Oficina de Danças Orientais é da professora Silvinha Xavier, que também é arte-educadora efetiva da rede municipal de ensino, com formação em Artes Cênicas pela UFPB e tem especialização e mestrado com pesquisa em dança do ventre no formato arte-terapêutico. Ela lembrou que Cabedelo é pioneira neste tipo de evento, e falou sobre o trabalho desenvolvido na cidade.

"O nosso grupo cresceu, pois o interesse aumentou entre as pessoas na comunidade. As nossas alunas, além de mergulhar num universo cultural diferente, acabam descobrindo os inúmeros benefícios físicos e psicológicos que a dança proporciona, a exemplo da melhoria da saúde, equilíbrio emocional e mental e tonificação muscular. Estamos procurando realizar esse festival na intenção de evoluir mais e mostrar que existe qualidade nesse trabalho, para que haja sempre o incentivo da população e, principalmente, o apoio do poder público para que a gente continue construindo". 

Atrações da Mostra - A edição desse ano, além das alunas do grupo anfitrião Zaya Companhia de Dança, recebeu grupos de alunos de várias escolas de artes orientais do Nordeste, a exemplo do Cearte de João Pessoa-PB; do Studio Vanessa Lira; do grupo Gypsy Fire Flamenco Árabe; além da participação especial da aluna Thainah Gracindo da Tuareg Kasa. do Oriente de Natal (RN), e outras apresentações solo.

Sobre o Cearte - Atualmente, situado no Casarão da rua Presidente João Pessoa, s/nº, os trabalhos desenvolvidos no Centro de Arte e Cultura são abertos e gratuitos, com foco principal na comunidade escolar, mas com atividades abertas para toda comunidade cabedelense. O Centro funciona nos horários diurno e noturno, com aulas em ritmo de oficinas diversificadas.

Além da dança do ventre, lá ainda são oferecidas aulas de dança popular, técnica vocal e canto, violão, guitarra, flauta, artes cênicas e artes visuais, coordenado por uma equipe multidisciplinar.

As matrículas para as atividades do ano de 2017 já estão abertas. Mais informações pelo telefone (83) 98757.7184


Secom Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca