PMC promove seminário sobre a importância do Terceiro Setor



Seminário Terceiro Setor (Foto: Rennan Melo).
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio do gabinete do vice-prefeito Flávio de Oliveira, reuniu, nesta terça-feira (24), secretários, auxiliares e vereadores do município para participarem de um seminário gratuito sobre a importância e A influência do Terceiro Setor no aspecto econômico-social de uma localidade.

O seminário, que aconteceu no Auditório da PMC, foi proferido pelo desenvolvedor do Instituto Verum - Terceiro Setor, Takashi Yamauchi Filho, que faz a captação dos serviços e oferece o gerenciamento aos municípios.
 
O chamado Terceiro Setor engloba as Organizações Não Governamentais (ONGS), entidades filantrópicas, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e organizações sem fins lucrativos. 

O papel fundamental do terceiro setor na sociedade parte do princípio de que o mesmo pode chegar a locais onde o Estado não consegue chegar, através de ações solidárias em diversas áreas, promovendo, portanto, uma gama de serviços de caráter comunitário realizados com investimento da iniciativa privada e o apoio do poder público, além de permitir a desoneração da máquina pública.

"É importante estarmos atentos e reconhecermos que, com as mudanças que acontecem no mundo inteiro, o terceiro setor merece e precisa da nossa atenção. Certamente que todos iremos nos beneficiar com o aprofundamento nessas questões", afirmou Flávio de Oliveira. 

Para Yamauchi, trabalhar ferramentas do Terceiro Setor já é uma prática adotada no mundo inteiro, com a função de promover o desenvolvimento socioeconômico. 

“A iniciativa privada investe nisso e recebe benefício funcional e tributário, e o município recebe os serviços de um setor que está completamente desconectado. A nossa proposta é a fundação da agência de desenvolvimento econômico-social aqui em Cabedelo, para que as comunidades sejam chamadas para ampliar esse mecanismo. Percebemos que Cabedelo está precisando dessa união entre os setores". 

O administrador de empresas Eirio Mathias, responsável pela agência de desenvolvimento do terceiro setor e membro do Instituto Ativa, foi o responsável pela interlocução entre o poder público e os Institutos que promoveram o seminário.  

"O nosso objetivo com esse seminário é começar a aproximar os três setores e termos o conhecimento de que eles não devem atuar de forma isolada. Cabedelo tem um grande potencial e tem oportunidade de crescer em diversos segmentos, a exemplo da pesca, turismo, indústria, saúde, educação, etc. É importante o estímulo de projetos e iniciativas que aproximem o ente privado das associações, a fim de promoverem serviços públicos que desonerem a máquina pública dos municípios e tragam benefícios fiscais às empresas", afirmou. 

Terceiro Setor - A sociedade civil é dividida em três setores: primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo; o segundo setor é formado pelas empresas privadas; e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos.

Com a fragilidade financeira do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, mantendo inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.