Artesãs expõem coleção Oceano no Centro Turístico Tambaú até domingo



Ondinas Cabedelo - Coleção Oceano (Foto: SEPM)
Crochê, materiais naturais, escamas de peixe e até osso. Esses são alguns dos elementos presentes no artesanato que compõe o projeto Ondinas Cabedelo, e que está exposto até o próximo domingo (19) no pátio interno do Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa, das 16h às 21h. A exposição faz parte do projeto “Mercado Livre Ondinas de Cabedelo”, e pretende divulgar e vender a produção artesanal de Cabedelo, através da exposição das peças produzidas dentro do programa.

Cerca de 50 artesãs participaram do Ondinas de Cabedelo e, orientadas pelo estilista Léo Mendonça, produziram várias peças artesanais que compõem a coleção Oceano. 

Para a secretária da Mulher, Mônica Pimentel, a exposição no Centro Turístico, além de dar maior notabilidade ao trabalho das artesãs, é uma maneira de valorizar ainda mais o artesanato de Cabedelo.

“Cabedelo sempre teve um trabalho artesanal muito forte, mas com pouco ou quase nenhum investimento do poder público. Essa realidade tem mudado nessa atual gestão. Apadrinhado pela primeira-dama Jacqueline Monteiro, o Ondinas é um projeto que veio para ficar e que está dando muito certo, levando nossas artesãs a exporem em feiras e espaços que elas jamais imaginavam estar. Como gestora e entusiasta do artesanato local, fico muito feliz em ver essas guerreiras sendo reconhecidas, valorizadas e gerando renda a partir de seu talento”, diz. 

Próximas edições - As próximas edições do ‘Mercado Livre Ondinas’ de Cabedelo estão programadas para os períodos de 11 a 15 de abril; de 21 a 25 de junho; de 11 a 15 de outubro; e de 6 a 10 de dezembro. Todas as exposições acontecerão no pátio interno do Centro Turístico de Tambaú, das 16h às 21h.

Ao longo das edições do Mercado Livre, todas as artesãs integrantes do projeto terão a oportunidade de expor e vender as suas peças. Foram realizados sorteios para definir a ordem de participação, buscando beneficiar todas as artesãs com igualdade de oportunidade.

Ondinas -  A iniciativa busca, basicamente, capacitar as artesãs na área do estilismo e na criação de produtos artesanais como forma, também, de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município. 

Entre as metas do projeto estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de modas (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeo gráfica e a exposição artística. 

O nome do projeto é uma referência aos elementos aquáticos que traduzem os mistérios da beleza, da sedução, da sensualidade, do romantismo e da energia da água. As ondinas são as guardiãs da água. É também uma referência à tendência dominante entre os artesãos cabedelenses de trabalhar com subprodutos da atividade pesqueira, como mariscos e escamas de peixe, atividade na qual é pioneira.


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca