IV Fórum da Mulher é marcado por palestras e pelo lançamento oficial do projeto Mel de Rosas



IV Fórum da Mulher de Cabedelo (Foto: Michael Sampaio)
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) realizou, nesta quinta-feira (9), o IV Fórum da Mulher de Cabedelo. O evento, que faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher – 8 de março, levou ao Cabedelo Clube um público formado por autoridades, vereadores e pessoas da comunidade para discutir o tema Mulher, Família e Sociedade.

O evento contou, também, com café da manhã, apresentações artísticas, exposição das peças da coleção do Projeto Ondinas, homenagens a três mulheres da comunidade por suas histórias de vida e luta contra o câncer e lançamento oficial do projeto Mel de Rosas, que vai dar apoio às mulheres vítimas de câncer e violência.

Presente ao evento, a primeira-dama Jacqueline Monteiro ressaltou as ações desenvolvidas pela Prefeitura em prol das mulheres cabedelenses a partir da própria criação da SEPM e dos trabalhos encampados por outras Secretarias. 

“Gostaria de parabenizar a secretária Mônica Pimentel e toda sua equipe da SEPM pela realização desse Fórum do Dia Internacional da Mulher, sobretudo pela felicidade da escolha do tema ‘Mulher, Família e Sociedade’. Sabemos da importância da mulher na família e na sociedade, e a responsabilidade que ela tem para com esses segmentos exigem mais compromissos, dedicação, amor e zelo. Por outro lado, ela também é incompreendida por muitos homens que maltratam, julgam e descriminam, e tudo isso é inaceitável em pleno século XXI. Daí a importância das políticas voltadas para elas e a discussão permanente de sua condição em encontros como esse. Todo nosso trabalho parlamentar e da gestão tem sido feito para que essas políticas aconteçam. Esperamos que, com a irmandade de mulheres, com a união, com a força do trabalho que é feito aqui, possamos nos fortalecer muito mais em busca de dias e oportunidades melhores para as mulheres da nossa cidade”, declarou.

A secretária da SEPM, Mônica Pimentel, destacou a realização do Fórum como um momento de discutir o papel da mulher na sociedade, mas também de celebrar os avanços que as políticas públicas para as mulheres têm consolidado em Cabedelo.   

“O Fórum marca três anos e meio de existência da SEPM, e percebemos que a cada ano a Secretaria fica mais sólida, respeitada e conhecida. É um momento reservado para celebrar o Dia Internacional da Mulher com o aprendizado e alegria. Em todo o Estado, há cerca de 40 organismos ou Secretarias voltadas para as mulheres. Percebemos que Cabedelo é uma das Secretarias que mais tem caprichado na elaboração e na execução de projetos e ações. E isso é fruto de um trabalho e do apoio que sempre tivemos por parte da gestão, bem como de uma integração e união de forças com as demais pastas. As mulheres de Cabedelo têm muito a comemorar, pois a partir do momento em que um gestor e uma primeira-dama têm um olhar sensível para as políticas públicas para as mulheres e implantam uma Secretaria especifica para a causa, demonstram ter realmente um cuidado e um carinho com todas as cabedelenses”. 

O tema central do encontro foi discutido pela assessora jurídica da SEPM, Juliana Athaide, que em sua palestra abordou a mulher e seus papeis na contemporaneidade, seus posicionamentos e as várias formas de violência praticadas contra elas.

“A realização do Fórum é uma grande conquista para o município de Cabedelo. A própria existência da SEPM já sinaliza nessa direção. Num universo de 223 municípios paraibanos, existem apenas 48 gestoras de políticas públicas para as mulheres, e imagine o quanto a gente pode avançar nessa questão tendo uma Secretaria que vai olhar de maneira diferenciada para esses problemas. Esse encontro é consequência direta disso. Ele é o espaço para discutir as questões de gênero relativas à mulher, no que precisamos ainda avançar para garantir nossos direitos e oferecer conhecimento às mulheres para que elas leiam, conheçam e efetivem esses direitos”, explicou Juliana. 

Mel de Rosas – Durante o IV Fórum, a primeira-dama Jacqueline Monteiro apresentou, oficialmente, o projeto Mel de Rosas. A iniciativa busca prestar apoio psicológico e emocional às mulheres vítimas de câncer, violência e outras vulnerabilidades de gênero, bem como promover atividades físicas e de saúde, melhorando a qualidade de vida e a autoestima dessas mulheres. 

“Dentro do projeto, existe o Pétalas de Rosas, que já vem promovendo reuniões com psicólogas e vítimas do câncer, para troca de experiência e informações sobre a doença. As atividades preveem, também, dinâmicas e terapias de grupo, depoimentos e orientações sobre o enfrentamento do câncer”, complementou Jacqueline. 

Homenagem – Três mulheres foram homenageadas em nome de todas as cabedelenses, representando a força, a fé e a garra da mulher: a agente comunitária Edna Oliveira; a professora Mauricélia Ponde de Leon; e a médica Verônica Cândida Menezes de Lucena. Em comum, elas têm sua luta contra o câncer de mama. 

Edna Oliveira tem 43 anos, é casada e mãe de três filhos. Descobriu o câncer de mama em 2010, em uma ultrassom de rotina, por meio de um encaminhamento da própria Unidade de Saúde de Família onde trabalha. Ela recebeu todo o apoio da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) para a realização dos exames complementares. A agente comunitária passou, ao longo de cinco anos, por sessões de quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e uso de remédios, até ser considerada curada. Porém, em agosto de 2016, ao sentir fortes dores no estômago, descobriu que teria mais uma batalha pela frente. Em dois meses, fez a cirurgia de retirada do estômago e segue com as sessões de quimio e radioterapia e o uso dos medicamentos, rumo à vitória, mais uma vez.

A médica pediatra Verônica Cândida tem 65 anos e há 42 atua em Cabedelo. Descobriu o câncer de mama há 1 ano e 8 meses, quando sentiu um desconforto na mama esquerda. Operou logo em seguida, e passou 8 meses fazendo quimio e radioterapia. Nesse tempo, nunca perdeu a alegria de viver, nem desistiu de lutar e vencer a doença. 

Já a professora Mauricélia Ponce de Leon tem 54 anos e descobriu o câncer de mama, no seio direito, em 2013, num autoexame de rotina. Ao todo, foi pouco mais de 1 ano de tratamento, e em julho de 2016 recebeu a notícia de que estava curada. Mauricélia retirou toda a mama, e optou por não implantar silicone. “Ser homenageada é ser reconhecida por algo que aconteceu em nossas vidas e que vai servir de exemplo para outras pessoas. A homenagem vem trazer um sentido maior para que a gente continue a ser exemplo e a levar mensagens sempre positivas sobre a vida”, disse Mauricélia. 


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca