PMC investe em reformas e construção de USFs pela cidade



Unidade de Saúde da Família (Foto: Michael Sampaio)
O cuidado e a atenção com a estrutura dos equipamentos de saúde garantem um atendimento humanizado e com maior qualidade à população. Partindo desse princípio, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), vem investindo na reforma, ampliação e construção das Unidades de Saúde da Família (USF) na cidade.

Ao todo, são oito USFs em reforma, em construção e que serão implantadas este ano por toda a Cabedelo, beneficiando moradores do Renascer, Intermares, Portal do Poço, Camboinha, Centro, Monte Castelo, dentre outros bairros.

“Todos conhecem as dificuldades que os municípios brasileiros estão passando. No entanto, a determinação, prioridade e planejamento com que a atual gestão vem prestigiando a área da Saúde tem tornado possível uma verdadeira mudança na realidade, através da requalificação e renovação do padrão de serviços de saúde em Cabedelo. O controle de despesas e redução de desperdícios, novas rotinas de atuação em rede, além da saúde fiscal do município tem-nos permitido manter vários convênios junto ao Ministério da Saúde. São condições que, por exemplo, fizeram com que, recentemente, o município fosse contemplado com 10 novos consultórios odontológicos de última geração. Some-se a isso os esforços na aquisição de novas ambulâncias e viaturas de controle e combate às endemias. Tem sido um trabalho exaustivo, mas que vem sendo elogiado e servindo de exemplo e referência para vários municípios paraibanos”, destaca o secretário Jairo Gama. 

Em reformas – Atualmente, duas USFs estão passando por intensas reformas. A USF Renascer III – Equipe I, localizada na rua Ambrósio de Miranda, vem recebendo climatização do prédio; construção de salas de expurgo e esterilização; e banheiros para pacientes e funcionários adaptados para portadores de necessidades especiais e outro na sala de enfermagem, para o melhor atendimento a exames pré-natais e citológicos, com maior segurança e conforto às usuárias. O consultório odontológico da unidade também vem passando por reformas, e vai receber novos equipamentos. A conclusão das obras está prevista para o mês de maio. 

A outra USF em reforma, com entrega prevista para o final de abril, é a dos Jardins, no Loteamento Alfa, Beta e Gama, próxima ao Posto Castelinho. O novo prédio, que ficará localizado em frente à Mata do Amém, permitirá instalações acima dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), com salas e consultórios mais amplos e com todos os equipamentos renovados. A USF Jardins será uma Unidade Modelo em Cabedelo. 

Em construção - No momento, Cabedelo conta com duas USFs em construção e praticamente em fase de conclusão, localizadas no Portal do Poço e no Loteamento Jardim Atlântico, em Camboinha. As duas unidades estão sendo construídas dentro do Programa Requalifica, e enquadradas pelo MS como de Porte I. Cada uma delas terá investimento de, aproximadamente, R$ 408 mil, com a PMC arcando com 30% desse valor. 

“Essas duas novas USFs são de suma importância para a melhoria na qualidade dos serviços prestados no município, bem como nas condições de trabalho dos nossos profissionais. Elas estão em áreas antes praticamente desassistidas, o que provocava gargalos de atendimento nas Unidades do Jacaré e Camboinha. Agora, elas absorverão as populações mais próximas daquelas localidades, prestando atendimento a, aproximadamente, três mil usuários, cada uma”, complementa a gestora de Atenção Básica em Saúde, Suênia Chacon. 

Para este ano, a Sescab planeja a construção de mais uma USF no bairro de Intermares, através do Programa Requalifica. O início das obras aguarda apenas a definição do local onde ela será instalada. 

Os moradores de Campina da Vila, Siqueira Campos e Monte Castelo também serão contemplados com reformas e ampliações de suas USFs esse ano. As intervenções serão realizadas com recursos próprios da PMC, e totalizam cerca de R$ 100 mil, cada. 


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.