Caps promove projeto Saúde na Praça com serviços de combate às drogas



Centro de Atenção Psicossocial a Álcool e outras Drogas
 (Caps Ad) - (Foto: Michael Sampaio - Secom Cabedelo)
O Centro de Atenção Psicossocial a Álcool e outras Drogas (Caps) – Caps Ad Primavera - de Cabedelo realizou, nesta quinta-feira (6), uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde – 7 de maio. A iniciativa teve como objetivo levar à população informações sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço e orientar sobre a prevenção ao uso de drogas.

Na Ação, o Caps Ad Primavera levou para a Praça Pedro Américo, no Centro, os usuários do serviço com suas produções artesanais e apresentação musical dos componentes da oficina de música. Houve a distribuição de panfletos e folders sobre os malefícios do uso de drogas, as formas de prevenção e os serviços prestados pelo Caps à população.

O encontro também contou com a participação de profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE), com a realização de testes rápidos de ISTs; e da Atenção Básica, com demais exames como verificação de pressão e teste de glicemia.

“Resolvemos trazer os usuários do nosso Caps para a praça para, além de mostrarmos o serviço desenvolvido pelo serviço, fazer uma mostra do que eles produzem lá. Trata-se de um evento da maior importância e de um alcance significativo para a luta contra o uso abusivo de álcool e outras drogas. São exames, palestras e esclarecimentos para quem já é usuário do Caps e para a população em geral. Temos aqui uma mostra do trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional, cujos resultados se vê na participação dos usuários de forma lúdica, espontânea, mostrando suas produções e atividades”, destacou o secretario de Saúde, Jairo Gama.

A coordenadora do Caps, Kalina Figueiredo Brito Braga, falou sobre os objetivos da ação.

“O propósito desse encontro foi divulgar o nosso trabalho. O que é o Caps e o que ele proporciona. Sabemos que aqui é um ambiente de concentração de pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, então é um meio deles saberem do nosso trabalho e como ele é desenvolvido”, completou. 

Kalina também revelou que o Caps pretende realizar ações similares em outras praças e locais da cidade onde haja concentração de pessoas e sejam pontos de consumo de drogas. 

“Temos o propósito de continuar, não ficar só aqui. Vamos a outras praças, ao Mercado, onde sabemos que tem foco de concentração. Iniciou aqui, mas vamos fazer uma avaliação e ver como e onde vai ser o próximo. É um projeto importante para prevenir o uso de álcool e outras drogas, pois sabemos que há um aumento de consumo entre os adolescentes”, acentuou.

Ednaldo da Silva Costa, residente no Renascer III, é usuário do Caps e contou da importância do serviço em sua vida e sobre a ação na praça.

“A importância do trabalho do Caps para mim é me ver livre das drogas, do álcool. Lá temos exames para saber se tem algum problema mais sério, temos acompanhamento. Acho isso aqui muito bom para população, para mostrar que alguém está ajudando o próximo, aquele que tá precisando de ajuda para se livrar do vicio”, declarou.

Já Alessandra Tibúrcio, moradora do Centro, falou sobre as impressões que teve ao passar pela Praça.

“Vinha da escola com os meninos e vi que estavam fazendo exames e vim fazer também. Acho que esse trabalho que eles estão mostrando é muito importante por saber que há pessoas que se preocupam com a vida de quem  consome drogas e se afoga no álcool. Acho que é um serviço que os apoia e que traz alegria. Vejo muito o lado humano do trabalho e acho que a população tem que conhecer”, comentou.

Sobre o Caps – O Caps AD é um serviço de Saúde Mental que cuida de pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo um planejamento terapêutico individual a partir de cada situação vivenciada pelo usuário. O seu principal objetivo é evitar as internações decorrentes do uso abusivo e integrar o usuário à família e à comunidade. 

O Caps AD funciona a partir da lógica de Redução de Danos, que se caracteriza em uma ampla perspectiva de práticas voltadas para minimizar as consequências para a saúde do usuário dessas substâncias. 

Lá, são oferecidas oficinas de saúde e artesanato; atividades esportivas; atendimento médico, psiquiátrico, psicológico e multiprofissional; grupos de música, dentre outras atividades. 

A equipe do Caps é composta por assistentes sociais, artesão, auxiliar de enfermagem, clínico geral, educador físico, enfermeira, farmacêutica, músico, nutricionista, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional e técnico de enfermagem. 


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.