Cabedelo se destaca em Encontro de Gestores Ambientais da Paraíba



Encontro de Gestores Ambientais da Paraíba
(Foto: Renan Oliveira)
O secretário de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), Walber Farias, participou, nesta sexta-feira (9), do II Encontro de Gestores Ambientais Municipais da Paraíba, promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente Seccional Paraíba (Anamma-PB). O evento acontece Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, e conta com a presença de prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente de todo o Estado.

O encontro busca fortalecer o Sistema Municipal de Meio Ambiente, sendo uma grande oportunidade para troca de conhecimentos técnicos e experiências profissionais entre prefeitos e gestores ambientais, que discutirão assuntos relacionados ao meio ambiente e a necessidade da cooperação e intercâmbio permanente entre eles.

A programação conta com a palestra "Gestão ambiental para cidades sustentáveis", ministrada pelo secretário de Meio Ambiente de Campinas (SP) e presidente da Anamma Nacional, Rogério Menezes. No evento também foram realizadas trocas de experiências entres os gestores ambientais e debatidas orientações sobre a estruturação das Secretarias de Meio Ambiente, captação de recursos para políticas ambientais e o Plano Municipal de Saneamento Básico - itens nos quais a cidade de Cabedelo é modelo para outros municípios.

Ainda durante o evento será formalizado o regimento interno da Anamma-PB, bem como a reeleição da diretoria para o biênio 2017-2019. O secretário Walber Farias é membro fundador da Anamma-PB, e falou sobre a importância do encontro e sobre Cabedelo ser referência nas questões ambientais.

"Esse encontro busca fortalecer a gestão municipal ambiental e incentivar a criação de Secretarias em municípios que ainda não possuem órgãos de defesa do meio ambiente, fazendo com que esse controle dos efeitos danosos ao meio ambiente seja mais efetivos. Os municípios precisam ter essa atribuição de fazer o controle, fiscalização e licenciamento de atividades de impacto local. E para desenvolverem suas funções, como previsto pela Constituição Federal, as Secretarias devem buscar essa autonomia, assim como Cabedelo, que já serve de modelo para outras cidades".

Walber também comentou sobre as principais discussões que estão sendo travadas na seara ambiental local.

"O foco das discussões frequentemente está relacionado com os resíduos sólidos, que ainda é uma problemática evidente. No Encontro, vamos discutir pontos como as desativações dos lixões e criações de aterros sanitários, esgotamento sanitário e poluição sonora, que são temas sempre presente na pauta desses eventos", finalizou.

O II Encontro de Gestores Ambientais Municipais da Paraíba segue até o final da tarde desta sexta-feira.


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.