Vereadora Jacqueline Monteiro (PRP) apresenta requerimentos para a instalação do curso de Direito no IFPB Campus Cabedelo



Vereadora Jacqueline Monteiro - PRP - (Divulgação)
A vereadora Jacqueline Monteiro (PRP) apresentou, em sessão realizada na última quinta-feira (20), três requerimentos para uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo, por intermédio do Campus Avançado Cabedelo Centro (CACC). As propostas foram aprovadas e vão beneficiar a população cabedelense, principalmente os jovens e estudantes da cidade.

O primeiro requerimento (nº 132/2017) propôs a realização de uma sessão especial, a ser realizada no dia 12 de setembro, com o objetivo de receber representantes do IFPB. Na ocasião, eles farão uma exposição sobre os cursos e parcerias já existentes (inclusive com a Capitania dos Portos da Paraíba), bem como a divulgação do planejamento do Campus para o município de Cabedelo.

Jacqueline também solicitou uma explanação pública, por parte dos representantes do IFPB, sobre a proposta de parceria que visa o gerenciamento da "Biblioteca Municipal". Segundo ela, o IFPB ficará responsável pela manutenção do prédio e também pela implantação de uma faculdade de Direito em Cabedelo.

“A ideia é que seja realizada a cessão do prédio onde funcionava a Biblioteca Municipal para o IFPB, que teria a contrapartida de implantar um curso de Direito na cidade. Além disso, a instituição passaria a ser responsável pela modernização e manutenção daquele equipamento, buscando implantar um vasto acervo bibliográfico, que funcionaria para o alunado e para a comunidade em geral, com um serviço que qualificaria a edilidade e a deixaria em conformidade com as exigências do MEC para a instalação de cursos de níveis superiores”, explica a vereadora.

O curso de Direito no IFPB atenderia a uma demanda existente entre os jovens cabedelense, com a oferta de 40 vagas por semestre.

Os segundo e terceiro requerimentos (nº 133 e 134/2017) apresentados por Jacqueline solicitaram ao prefeito de Cabedelo, Leto Viana (PRP), bem como aos representantes do IFPB-CACC, a possibilidade de uma parceria entre as instituições.

“Há um bom tempo temos dialogado com a Prefeitura de Cabedelo sobre a cessão de uso da biblioteca Municipal para o IFPB - CACC. Temos uma relação muito cordial com a Prefeitura em prol de uma educação pública de qualidade e inclusiva para o município. Neste diálogo, a Prefeitura nos solicitou a implantação de alguns cursos técnicos, cursos para profissionalização de marítimos, e cursos superiores, a exemplo do Curso de Direito. Um dos requisitos para a criação de curso superior é conseguir superar todos os trâmites administrativos dentro do IFPB, além da posse de uma biblioteca moderna, atualizada, inclusiva e com uma diversidade no acervo. Seguiremos todos os trâmites legais e faremos o possível para atender a demanda de um curso superior na área pleiteada. Por todo esse trabalho, e pelo itinerário formativo que desejamos construir em Cabedelo com a implantação de cursos superiores, acreditamos que estamos habilitados, enquanto instituição pública, para gerenciar a Biblioteca, ampliar sua estrutura e oferecer à comunidade de Cabedelo projetos educativos nas áreas que já trabalhamos. O campus avançado Cabedelo CACC tem uma história de formação na cidade e as parcerias com a Prefeitura só enriquecem o nosso trabalho. O CACC se fortalece com os pleitos e parcerias como esses propostos pela vereadora Jacqueline Monteiro, e se compromete no gerenciamento da Biblioteca e na oferta de cursos técnicos, de profissionalização e superiores para as múltiplas comunidades locais em prol da inclusão social”, destaca a diretora do CACC, Keitiana de Souza Silva.


Assessoria Vereadora Jacqueline Monteiro

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Farol da Pedra Seca

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Luceninha e Leto prestigiam inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabedelo