PMC apresenta Plano Plurianual para o quadriênio 2018 - 2021



Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021.
(Foto: Rennan Oliveira)
A Secretaria de Finanças de Cabedelo (Sefin) apresentou, nesta quarta-feira (2), a conclusão do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021. O evento aconteceu no Auditório do Anexo da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Leto Viana e do vice, Flávio de Oliveira, além de secretários executivos e representantes da Câmara Municipal. Após sua apresentação, o documento será encaminhado à Casa Legislativa e, em seguida, ao Tribunal de Contas até o final deste mês.

O PPA define as diretrizes, os objetivos e as metas do governo com o intuito de equilibrar as contas públicas e garantir serviços de qualidade aos cabedelenses. Além disso, busca assegurar a realização das mudanças necessárias e torná-las sustentáveis ao longo do tempo. O Plano apresentado foi construído em seis programas temáticos e estruturado em três eixos: Melhoria da qualidade de vida e justiça social; Ordenamento, infraestrutura urbana e crescimento sustentável; e Gestão e governança com transparência. 

“Esse é um momento que explica bem o porquê de nossa gestão ser constantemente destaque em nível nacional. O objetivo do PPA é a melhoria contínua da eficiência, da eficácia, da qualidade e da continuidade dos serviços prestados à população cabedelense. De forma inédita, cumprimos mais essa exigência legal com a sua apresentação dentro do prazo e previamente debatido com os membros que compõem a administração municipal. É mais um gesto que demonstra nosso respeito às boas práticas da Administração Pública, colocando o planejamento à frente de nossas ações. Tudo em busca da realização do projeto de governo aprovado pela população”, comentou Leto Viana.

O PPA estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública municipal para as despesas de capital e outras despesas correntes. O documento, cujo conteúdo orienta as ações futuras de cada área do governo municipal, foi autorizado pelo prefeito Leto Viana através da Portaria Gapre nº 2.835/2017. O ato oficial formalizou a equipe responsável pelo estudo e a conclusão do PPA, em um trabalho conjunto entre Procuradoria, Controladoria, Secretaria de Finanças e seu Departamento de Contadoria Geral do Município.

Detalhes - Em linhas gerais, o PPA detalha a orientação do atual governo com base em três eixos estratégicos. No 1º – Melhoria da qualidade de vida e justiça social – propõe objetivos voltados para o bem-estar de todos, em especial dos cabedelenses mais humildes. O 2º eixo – Ordenamento, infraestrutura urbana e crescimento sustentável – reconhece todas as potencialidades e áreas de oportunidade do município, propondo a canalização desses aspectos para o desenvolvimento econômico da cidade. Já o 3ª ponto – Gestão e governança com transparência – considera que é preciso responsabilidade total com os recursos públicos e usá-los sempre a favor do cidadão.

“Boa parte do conteúdo do PPA, na verdade, apenas materializa os principais anseios e orientações da gestão atual, desde que Leto Viana assumiu, no final de 2013. Por isso, reorganizamos a administração pública, temos dado total transparência às contas do município e estamos voltados à gestão e ao controle. Dessa forma, temos enfrentado a crise financeira atual e, dentro da legalidade que marca essa gestão, realizado grandes mudanças em favor da cidade”, destacou o secretário de Finanças, Nicodemus Trindade. 

Para o contador geral de Cabedelo, Arthur Gadelha, a realização do PPA 2018-2021 é um fato inédito e histórico no município.

“Pela primeira vez, a gestão cabedelense ocupa lugar de destaque entre os mais de 5 mil municípios brasileiros. Pois temos uma peça que pauta a totalidade do plano de governo aprovado democraticamente pela população cabedelense, considerando os mais modernos princípios da administração pública”.  

Para os representantes da Câmara Municipal de Cabedelo, o documento demonstra a lisura e o respeito que a atual gestão tem tido em relação aos compromissos de toda a base do governo, consequentemente das principais aspirações da população.

“O PPA não só confirma, como reforça os critérios adotados pela atual administração municipal em busca do resgate da eficiência e moralidade. O Plano orienta a atual gestão e sinaliza, de forma inédita e responsável, os primeiros passos do futuro governo eleito. Essa é uma prática que confere legitimidade e dignidade à atual gestão”, ressaltou o líder do governo na Câmara, vereador Antônio do Vale Filho.


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Farol da Pedra Seca

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Luceninha e Leto prestigiam inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabedelo