Centro Pop atende pessoas em situação de rua em Cabedelo



(Centro Pop - Cabedelo)
Dentre os serviços sociais mantidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), se destaca o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) que atende, diariamente, dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social que existem na cidade.

Atualmente, o Centro Pop conta com 42 usuários cadastrados, que têm acesso aos serviços de atendimento individualizado ou coletivo, atividades educativas de promoção à autonomia, atendimento psicológico e social, retirada de documentos, encaminhamentos e acompanhamento na área de saúde, bem como, refeições diárias e cessão do espaço para lavagem de vestimentas, além dos primeiros cuidados com higiene e saúde.

A unidade pública é voltada ao atendimento especializado a esse público específico, fazendo parte da média complexidade na Política de Assistência Social. O objetivo principal do Centro Pop é assegurar o acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e/ou familiares, oficinas e atividades de convívio e socialização. Além disso, o serviço busca ações que incentivem o protagonismo e visem a construção de novos projetos e trajetórias de vida, viabilizando o processo gradativo de saída da situação de rua.

"Nas atividades realizadas pelo Centro Pop, percebemos o quão é significativo e vital esse serviço ofertado pela Prefeitura de Cabedelo e nós, enquanto equipe, temos a oportunidade de humanizar ainda mais o atendimento às pessoas que mais necessitam. Através das abordagens sociais, esse público é identificado e, assim, nós iniciamos o atendimento com a perspectiva de conhecer as reais necessidades de cada pessoa em situação de rua. Retirar documentos, buscar reestruturar laços de família fragilizados, é devolver para essas pessoas a perspectiva de vida. Inquietá-los para uma formação pessoal e profissional e, consequentemente, promover a tão sonhada reinserção social", disse o coordenador do Centro Pop, Willams da Penha.

Atendimento - O Centro Pop atende às pessoas em situação de rua (acima dos 18 anos), das 8h às 14h, na rua Monsenhor da Silva Coutinho (rua da Farmácia Monteiro), nº 228, no bairro de Camalaú. Os serviços podem ser acessados por demanda espontânea, encaminhado pelo serviço de abordagem social ou por encaminhamento da rede socioassistencial. A equipe técnica é formada pelo coordenador Willams da Penha Silva; pela psicóloga Tânia Maria de Oliveira; e pela educadora, Lourdes F. Albuquerque.

O serviço pode ser acessado pelo telefone da Semas: (83) 3250.3166 ou pelo celular do coordenador do serviço, (83) 98814.0194.


Fonte: Secom Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca