Plataforma digital de acompanhamento Mais Educação é discutida em encontro com profissionais que atuam no programa



Mais Educação (Foto: Paulo Lima)
A Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio da Coordenação do Programa Mais Educação, realizou, nesta quinta-feira (01), um encontro de formação sobre a utilização da plataforma digital de acompanhamento do programa. A ferramenta é uma das novidades do programa este ano e foi criada para auxiliar as escolas na organização das turmas, no acompanhamento das atividades e da frequência de alunos e voluntários.

No encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria e reuniu articuladores, facilitadores e mediadores do programa, também foram discutidas questões relativas aos processos e critérios de avaliações de alunos e educadores. A ocasião também serviu para comemorar os resultados positivos do Programa em Cabedelo, bem como celebrar o Dia do Professor com homenagens prestadas pelos alunos.

“Em anos anteriores não tínhamos oportunidade de estar diretamente com o educador, com o facilitador, para ter esse contato e esse agradecimento. Nesse último ano, a coordenação sentiu o desejo de fazer esse momento. Além da formação nas questões operacionais, vamos estar mais junto deles para agradecer, pois o que eles fazem é importantíssimo para o sucesso do Programa. Essa é uma ação desenvolvida por eles de forma voluntária. Diante de um trabalho belíssimo, a Seduc usa dessa oportunidade para agradecer a esses profissionais o trabalho que vem sendo realizado nas unidades escolares”, comentou a secretaria executiva da Seduc, Eliane Souza.

A coordenadora destacou a amplitude do Programa Mais Educação em Cabedelo, sua expansão desde a implantação, em 2009, e os pontos relevantes dessa trajetória centrados na oferta de atividades em horário oposto visando os processos de alfabetização, competência linguística e matemática, adequação serie/idade e desenvolvimento de habilidades no campo dos esportes e das artes.

“Atualmente o Programa atinge 100% das escolas de Cabedelo. Quando ele começou chamava-se Programa Mais Educação e contemplava apenas algumas escolas. Hoje, em 2017, conseguimos perceber um grande avanço. Os alunos que, antes, não tinham o que fazer no horário oposto ao da escola, hoje estão dentro do espaço escolar realizando atividades na orientação de estudos e leitura, de esportes... Muitos coordenadores relatam que alguns alunos estavam se envolvendo com práticas ilícitas e, dentro do espaço escolar, eles estão criando outras expectativas”, destacou Eliane.

A secretaria executiva ainda ressaltou a influência positiva que atividades como o esporte, por exemplo, tem na vida dos alunos da rede municipal integrados ao Programa, contribuindo, inclusive, para a conquista de premiações em competições em nível estadual. “Outro ponto positivo é que, com o aluno na escola, a unidade é responsável por até 80% da alimentação diária e, no mínimo, ele faz 4 refeições na escola”, completa.

Finalidades - O Programa Novo Mais Educação constitui uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Este ano, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou 15 horas semanais no turno ou contraturno escolar.

O programa tem a finalidade de contribuir para a alfabetização e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática; redução do abandono, reprovação e distorção idade/ano; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais e ampliação do período de permanecia dos alunos na escola.

O Novo Mais Educação é implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação.


Fonte: Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Farol da Pedra Seca

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Luceninha e Leto prestigiam inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabedelo