PMC entregará duas UBS à população e Unidade de Saúde de Intermares terá prédio próprio ano que vem



USF Jardim Atlântico (Foto: Paul;o Lima)
A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) vai entregar, até o final do ano, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) à população: nos bairros de Portal do Poço e Camboinha (Jardim Atlântico). Os moradores do bairro de Intermares também serão beneficiados, ano que vem, com a construção de uma nova unidade de saúde.
 

A nova UBS de Intermares será construída com recursos oriundos do Ministério da Saúde (MS), em um prédio próprio, localizado na Praça a ser reformada na Av. Mar das Antilhas, próxima à Av. Mar Vermelho (antiga Associação dos Moradores de Intermares – AMI). Prevista para ser entregue à população no ano que vem, a Unidade será mais ampla que a atual e ficará localizada em uma área mais central do bairro, com melhor visibilidade e maior área de estacionamento. 

“Até a construção dessa UBS, a atual unidade, localizada à Rua Golfo de Wash, próximo ao Onda Mar Shopping, continuará em funcionamento, oferecendo todos os serviços de saúde à população local. Essa gestão tem apostado na melhoria da saúde do município, e não só construindo ou reformando Unidades, mas também investindo em capacitações, cursos e equipamentos que melhor atendam aos usuários”, destaca o secretário de Saúde, Jairo Gama. 

Duas USFs entregues até o final do ano –  As UBS Portal do Poço e Camboinha (Jardim Atlântico) contaram com um investimento de cerca de R$ 880 mil, provenientes do Programa Requalifica UBS MS, com a Prefeitura dando uma contrapartida de 30%. 

“Estas duas novas USFs atendem aos padrões exigidos pelo MS. Vão contar com uma Sala de Atividades Coletivas, onde ocorrerão diversas atividades orientadas por nossas equipes multiprofissionais, com grupos de usuários de várias faixas etárias. O espaço também dispõe de um ‘escovódromo’, onde as crianças recebem orientações sobre higienização bucal, a exemplo dos que existem nas escolas. São condições de trabalho que nos dão o suporte básico para o que preconiza o Programa de Saúde da Família”, detalha a gerente de Atenção Básica do município, Suênia Chacon.  

As duas UBSs contam, ainda, com sala de administração, recepção, sala de acolhimento e classificação de riscos, farmácia, consultórios médicos e odontológicos, salas de procedimentos, vacina, expurgo, cozinha, depósito e sanitário masculino e feminino. Os espaços serão climatizados, com ambientação e aquisição de equipamentos médicos recomendados pelo MS. 

Com a entrega dessas duas novas unidades, a população passa a contar com 22 UBSs. Dentre as 20 antes existentes, sete já foram completamente requalificadas e adaptadas aos padrões recomendados pelo MS e outras três estão em obras, com conclusão dos serviços prevista para daqui a 120 dias: Renascer III-II III-III; João Roberto Borges, na Campina da Vila; e Ponta de Mato.


Fonte: Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Farol da Pedra Seca

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Luceninha e Leto prestigiam inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabedelo