Primeira-dama participa de festa das crianças com deficiência



Primeira-dama Jacqueline Monteiro (Foto: Vimerson Dantas)
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou, nesta sexta-feira (10), uma grande festa comemorativa ao Dia Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência – 8 de novembro. O evento aconteceu no espaço Lucky Festas II, no Jardim Oceania, com a presença de dezenas de famílias cabedelenses, e contou com pula-pula, cama elástica, piscina, lanches, almoço e a entrega de cadeiras de rodas especiais a quatro crianças.
 

Pela Semas, são atendidas cerca de 400 pessoas com deficiência, de várias faixas etárias. A primeira-dama Jacqueline Monteiro, autora, enquanto vereadora, da Lei que institui a data em Cabedelo, esteve presente à comemoração e entregou mais quatro cadeiras de rodas, dando continuidade às doações iniciadas no último dia 8. 

“Este é um projeto que tem recebido nossa especial prioridade, com todo apoio do prefeito Leto Viana e que visa amenizar as dificuldades que essas pessoas e seus familiares enfrentam no dia a dia, principalmente quando se trata de crianças. Quero parabenizar tosos os profissionais envolvidos da Semas, Seduc e Sescab que, juntos, não têm medido esforços em viabilizar, dentro de toda a legalidade, os trâmites e condições de prestarmos esse serviço tão importante”, destacou Jacqueline. 

De acordo com dados da Semas, os problemas mentais, nas suas diversas apresentações, são a maior incidência entre os deficientes cabedelenses. A Rede de Inclusão Social do Município é bastante ampla. Hoje, os deficientes cabedelenses dispõem nas escolas de cuidadores especializados para cada situação demandada e profissionais de Libras. O município também se destaca em competições e paraolimpíadas escolares, bem como na abordagem arte-educativa dirigida a essas pessoas. O programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também tem permitido que deficientes adultos e idosos disponham de uma manutenção financeira. 

“O município de Cabedelo tem demonstrado toda determinação em priorizar a assistência e inclusão dos seus deficientes. Atuamos desde as questões de mobilidade, oferecendo translado de usuários para exames e cuidados médicos aqui como em outros centros onde existam alguns recursos especializados. Também prestamos cuidados clínicos e médicos em domicílio”, resume a professora de Educação Física da Semas, que atua na atenção aos deficientes na prática de atletismo e dança, Rosalândia Nascimento Pessoa. 

Fabiana e Carlos de Assis são pais da Nataly, de 10 anos, uma das beneficiadas com a cadeira e de rodas entregue pela primeira-dama. Para eles, Cabedelo vem demonstrando, cada dia mais, seu compromisso e cuidado com a inclusão social de todos. 

“O dia de hoje marca nossas vidas de forma muito especial. Pois eu não cheguei a fazer nenhum pedido a ninguém em favor da minha filha, a não ser a Deus. Porém, para nossa grata surpresa, fomos contemplados por este ato de amor, que foi a doação da cadeira de rodas. Cabedelo é um município desenvolvido e comprometido com sua gente, principalmente com aqueles que têm na família alguém deficiente. Meu muito obrigado ao município e a essas pessoas dedicadas a esse bem”, disse Fabiana.


Fonte: Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Farol da Pedra Seca

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Luceninha e Leto prestigiam inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cabedelo