Iluminação LED em Formosa e Intermares trará economia de 70% ao município



Praia Formosa (Foto: Secom Cabedelo)
O prefeito Leto Viana entregou, na última sexta-feira (15), a nova iluminação da orla de Formosa e da principal de Intermares. Todo em LED, o projeto vai proporcionar, além de mais segurança e movimentos nos locais, uma economia de 70% nos gastos com iluminação pública. Com a iniciativa, Cabedelo se torna a 1ª cidade do litoral paraibano a adotar esse tipo de tecnologia.

Em Formosa, foram instalados 67 postes com três luminárias LED de 150 watts ao longo de 2,1 km da Rua Cassiano da Cunha Nóbrega - alcançando o final da Praia de Miramar e o início da Praia de Areia Dourada. Já em Intermares, foram 13 postes instalados ao longo de 600 metros da avenida Mar Vermelho. Todas as lâmpadas têm uma vida útil de cerca de 40 mil horas. 

“Cabedelo completou 61 anos de emancipação política e a forma que a nossa gestão escolheu para presentear os nossos munícipes foi com investimentos socioeconômicos em benefício de toda a população. Esse tipo de investimento em infraestrutura só traz crescimento para a nossa cidade. Além de fomentar o turismo e o comércio noturno em Formosa e Intermares, confirmando ainda mais a orla marítima cabedelense como uma das mais belas do Nordeste e do País, a iluminação em LED torna Cabedelo a primeira cidade do litoral paraibano a adotar essa tecnologia, que é mais econômica e segura”, destacou o prefeito Leto Viana. 

A solenidade oficial de inauguração ocorreu em uma estrutura montada no calçadão da Praia Formosa, em frente ao Monumento a Nossa Senhora de Navegantes, e foi marcada pela apresentação da artista e violinista Belle Soares. O evento contou, também, com a participação especial do projeto ElectroInSax e do DJ Eric Furni. 

Além de Formosa e Intermares, a PMC vem substituindo as lâmpadas de vapor metálico por LED em alguns pontos do bairro do Centro, e programa, para o ano que vem, a adoção desse tipo de iluminação pública em toda a orla da cidade. Foi o que garantiu a secretária de Infraestrutura, Erika Moreno Gusmão. 

“Essa obra foi idealizada há muito tempo com muito carinho e dedicação por toda nossa equipe. E só temos a agradecer ao prefeito Leto que viabilizou que esse nosso sonho fosse realizado, colaborando com o desenvolvimento dessa cidade. Em breve, outros trechos de Cabedelo também serão revitalizados e presenteados com ainda mais segurança”. 

Orla mais segura – Os comerciantes e moradores de Praia Formosa também falaram, com alegria e satisfação, sobre a nova iluminação da Praia Formosa. De acordo com Diego Guedes, proprietário do bar e restaurante Tenda Formosa e morador do local há 37 anos, o projeto traz, acima de tudo, mais segurança.

“Essa iluminação trará muitos benefícios... Pessoas que vão poder caminhar à noite, frequentar a nossa orla, trazendo o turismo e suas vantagens econômicas. Sem falar que, além de proporcionar mais segurança, é mais um espaço público que poderá ser utilizado pelas famílias cabedelenses. A partir do momento que a praia está iluminada e mais segura, as pessoas também irão consumir mais nos estabelecimentos comerciais”. 

O comerciante Márcio Cláudio, proprietário do bar e restaurante Márcio’s Praia e morador do local há 2 anos, também falou sobre a obra com empolgação, e já prevê a instalação de novos empreendimentos. 

“Quero parabenizar a administração do prefeito Leto por essa iniciativa. Essa iluminação na nossa orla vai beneficiar muito os comerciantes locais trazendo turistas para Cabedelo e, obviamente, mais pessoas para a nossa praia. Eu moro aqui e tenho visto isso que, além da nova iluminação, a Prefeitura já tem dado apoio logístico também na segurança, com a presença constante da Guarda Municipal. Isso é pra bom para todo mundo. Quanto mais comerciantes se instalarem, de forma organizada, nas nossas praias, melhor para a cidade”.

Um dos grandes entusiastas pela instalação de iluminação pública em Formosa é o comerciante Ricardo Maia. Ele já havia utilizado as redes sociais por muitos anos para reivindicar tal ação. E agora sente que seu sonho foi realizado.

“Todo mundo em Cabedelo tem que bater palmas para essa obra, porque isso vai ficar na história da nossa cidade. São 53 anos morando aqui nessa praia! O cabedelense hoje pode dizer ‘venha para minha orla, para a minha praia, sem problemas, porque a praia vai dá condições’. Com certeza isso também atrairá o grande empresário para investir em pousadas, hotéis e restaurantes”, finalizou.


Fonte: Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca