Primeira dama entrega enxovais para mães e gestantes carentes do município



CABEDELO 61 ANOS - Entrega de Enxovais
(Foto: Michael Sampaio)
A primeira-dama, vereadora Jacqueline Monteiro, realizou, nesta quinta-feira (7), em solenidade realizada no Anexo da Prefeitura, a entrega de kits enxovais de bebês para 32 mães e gestantes, atendidas pela Atenção Básica em saúde do município. O benefício integra o programa Cuidando do Amanhã, e faz parte das ações assistenciais da Secretaria de Assistência Social de Cabedelo (Semas).

Durante a solenidade, as mães e gestantes tiveram a oportunidade de ouvir aconselhamentos sobre exercícios durante a gravidez com a fisioterapeuta Tárcila Franco, e sobre a importância do aleitamento materno, com as nutricionistas Márcia Gabriela Messias e Nayse Maia Cunha.

“Os enxovais hoje entregues são resultados de uma política da gestão que visa proporcionar uma ajuda inicial para as mães e os cabedelenses que estão chegando, uma espécie de boas-vindas. Existe, hoje, por parte da gestão municipal, um esforço coletivo para que a cidade tenha o futuro que tanto almejamos, e essa perspectiva se concentra na atenção à primeira infância. Crescimento e prosperidade são o que desejamos para Cabedelo, que é a cidade do futuro, e temos que trabalhar em cima dessa missão, dando oportunidade a todos”, declarou a primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro que, na oportunidade, também entregou duas cadeiras de rodas especialmente confeccionadas para crianças com deficiência. 

Contemplada com um dos enxovais e também sorteada com um dos kits para bebês, a mamãe Clênia Maia Santos, residente no Jacaré, comentou a ação da Prefeitura e destacou o efeito que a ajuda representa para as famílias cabedelenses.

“O enxoval que recebemos hoje é uma ajuda muito boa, até porque, querendo ou não, os gastos com crianças são muitos, principalmente nos primeiros dias. Então, essa é uma ajuda de verdade. Agradeço à Prefeitura pela oportunidade de ser atendida e ter o acompanhamento da rede de saúde municipal e, também, por receber um enxoval para o meu bebê. Desejo que ações como essas continuem a existir, porque temos muitas famílias que necessitam dessa ajuda em nossa cidade”.

Enxoval - Cada kit enxoval distribuído com as mães contém 2 bolsas, 2 pacotes de fraldas de pano, 2 cueiros, 1 banheira de plástico, 1 saboneteira, 1 sabonete, 1 par de meias, 1 lençol com fronha, 1 kit mijão e 1 kit de camisetas

Para ter acesso ao kit enxoval, a gestante deve estar, no mínimo, em seu sexto mês de gestação. Ela deverá ser encaminhada pelas Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município, portando declaração de acompanhamento do pré-natal, cópia de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão do pré-natal. Caso seja menor de idade, deverá estar acompanhada de um responsável maior.

Cuidando do amanhã – O programa faz parte das ações assistenciais mantidas pela PMC, gerenciadas pela Secretaria de Ação Social (Semas) e tem por objetivo a atenção e a prestação de cuidados com a primeira infância, através da distribuição de kits enxovais com gestantes a partir do sexto mês de gravidez ou mães de bebês recém-nascidos.

Ele é qualificado como um benefício social eventual, mas, na prática, assumiu um caráter permanente e contínuo. Na gestão atual, o programa recebeu investimentos e divulgação, estimulando o encaminhamento ao benefício por parte dos núcleos de saúde e, também, a demanda espontânea.


Fonte: Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.