Feiras livres são reconhecidas em lei como Patrimônio Imaterial da Paraíba

(Feira de Jaguaribe, em João Pessoa — Foto: Luana Almeida/G1)

As feiras livres passam, a partir deste sábado (06), a ser reconhecidas como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial da Paraíba. A lei, que abriu o Diário Oficial do Estado, vale para as iniciativas já em curso e as que ainda serão protocoladas regularmente.

De acordo com a nova legislação, são consideradas feiras livres aquelas que comercializam produtos hortifrutigranjeiros, peixes, carnes, pastéis, artigos artesanais, regionais, antiguidades, objetos de arte e mais, desde que sejam reconhecidas e regulamentadas pelo Poder Executivo dos municípios paraibanos.

Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o patrimônio imaterial tem seu valor por ser transmitido de geração a geração, sendo, com frequência, recriado pelas comunidades e grupos onde estão localizados.

Outro fator de destaque é a interação desses elementos culturais com a história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade. O registro legal é utilizado com objetivo de preservação e manutenção do bem sociocultural que está sendo regulamentado.


Fonte: G1/PB

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.