Prefeitura de Conde inova com a Secretaria de Microcrédito e Desenvolvimento Econômico Sustentável


A prefeitura da cidade de Conde, localizada no litoral sul da Paraíba, na gestão da atual prefeita, Tatiana Corrêa (PT do B), inova com a criação da Secretaria de Microcrédito e Desenvolvimento Econômico Sustentável. À frente da pasta, o ex-secretário de Finanças de Cabedelo, Joca Peixoto (PT).

Por se tratar de um agente político, haja vista que o Joca Peixoto foi vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores na cidade de Cabedelo, o mesmo acredita que a sua indicação não foi meramente política, mas, um misto entre as duas coisas, indicação política e técnica.

Joca disse que a sua experiência administrativa como secretário em Cabedelo, funcionário de carreira do Banco do Brasil e a apresentação de projetos viáveis para a cidade de Conde fizeram com que a prefeita Tatiana absorvesse toda esta filosofia de trabalho e o nomeasse para assumir a pasta de Microcrédito e Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Projetos que, segundo Joca, são a cara do Partido dos Trabalhadores foram apresentados a prefeitura de Conde, por exemplo, Banco Popular; Orçamento Participativo; Secretaria das Minorias; Secretaria das Mulheres; Gestão Fiscal de Educação, Turismo e Projeto Jovem Cidadão; além de projetos inovadores: o Conde Digital e a fomentação do Pólo Turístico de Conde, com a implantação de uma estrutura com calçadão e comércio padronizado na orla, garantindo a extensão do lazer com qualidade aos turistas inclusive no horário noturno.

Contudo, o carro chefe dos projetos apresentados por Joca Peixoto e aceitos pela prefeita Tatiana é o do Banco Popular, que trabalha com a questão do microcrédito dando oportunidade ao pequeno empreendedor, que inicialmente terá como adquirir empréstimos de um a cinco salários mínimos, e a depender da atividade comercial o prazo de carência será de três a seis meses, com juro a 1%. Joca lembrou que o município de Conde, apesar de ser a quinta arrecadação de ICMS do Estado, não possui nenhuma agência bancária, de forma que o Banco Popular vem suprir essa deficiência.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Microcrédito e Desenvolvimento Econômico Sustentável, a implantação do Banco Popular de Conde acontecerá no início de maio/2013 e o Conde Digital até o final deste ano, com a instalação de antenas nas áreas mais habitadas do município, Centro e Jacumã.

Joca finalizou dizendo que os convênios entre a prefeitura de Conde e o Governo Federal, o Governo Estadual e a iniciativa privada devem propiciar um ganho considerável no desenvolvimento econômico da cidade sob todos os aspectos, e para isso a diretoria de projetos da Secretaria de Microcrédito estará trabalhando de forma contínua para que sonhos se tornem realidade.


Assessoria

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.