Prefeitura de Cabedelo realizará Semana de Combate à Tuberculose.



O município de Cabedelo participará ativamente das ações do Programa Nacional de Combate à Tuberculose (PNCT). Com o slogan “Tuberculose tem cura. Procure tratamento!”, a Prefeitura de Cabedelo, através de Secretaria Municipal de Saúde, realizará, a partir dessa segunda-feira (24), a Semana de Combate à Tuberculose. Até a próxima sexta-feira (28), serão promovidas diversas atividades com o objetivo de esclarecer, orientar e alertar a população quanto à necessidade de buscar tratamento adequado para a doença, que tem cura, se tratada corretamente.

As ações terão início às 09h00 dessa segunda (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com um pit stop a ser realizado ao lado da Secretaria de Educação de Cabedelo, pela equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, quando serão distribuídos materiais educativos e informativos sobre a doença.

Ao longo da semana, as Unidades de Saúde da Família, o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, a Policlínica Leonard Mozart e o Centro Municipal de Fisioterapia (Cemfisio) promoverão palestras e orientações aos usuários, sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose, bem como encaminhamentos para exames específicos.

Sobre a doença – A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir outras partes do corpo. É transmitida de pessoa para pessoa, pelo ar, quando o doente tosse, fala ou espirra, portanto o contágio pode ocorrer no ambiente familiar, em salas de aula, ônibus, local de trabalho e em qualquer local onde haja aglomeração de pessoas.

Os principais sintomas da tuberculose (pulmonar) são:

- Tosse, com ou sem secreção, por mais de três semanas;
- Febre baixa, geralmente à tarde;
- Cansaço à toa e fraqueza;
- Falta de apetite e dor no peito;
- Perda de peso;
- Suor noturno;
- Em alguns casos, hemoptise (sangramento das vias respiratórias).

Existe vacina contra a Tuberculose: a BCG, prioritariamente indicada para as crianças de 0 a 4 anos de idade, sendo obrigatória para menores de 1 ano. A vacina BCG protege as crianças e os jovens contra as formas mais graves da doença.

O tratamento da tuberculose dura, em média, seis meses e não pode ser interrompido. Os remédios devem tomados diariamente, sempre por orientação médica ou do profissional de saúde. O paciente deve ser acompanhado ao longo de todo o tratamento, que só termina quando o médico disser que ele está curado, ou seja, somente o médico pode dizer quando parar de tomar os medicamentos receitados.

Mais informações podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde de Cabedelo – (83) 3250.3141.


Fonte: SECOM Cabedelo


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.