Projeto "Sacando para o Futuro" realiza curso técnico de tênis de mesa para educadores físicos de Cabedelo.



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Esportes e em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e a Federação Paraibana de Tênis de Mesa (FPTM), promove, até amanhã (29), o Curso Técnico de Tênis de Mesa. A iniciativa, que começou ontem (27), é voltada para educadores físicos da rede municipal de ensino, e tem o objetivo de formar e capacitar treinadores na modalidade.

A realização do curso é o passo inicial do projeto Sacando para o Futuro, que objetiva implantar a modalidade de tênis de mesa nas escolas do município. Durante os três dias, os 25 professores inscritos terão aulas nos dois períodos do dia. As teóricas acontecem no Auditório da Secretaria da Educação, das 09h00 ás 12h00, e as práticas, das 13h00 às 17h00, no Ginásio Municipal.

A aula inaugural do curso aconteceu nesta quarta-feira (28), e contou com a presença do prefeito Leto Viana. “Quero destacar, aqui, o compromisso de nossa gestão com o esporte nas escolas, bem como com os destinos da cidade em termos administrativos, e com o investimento na formação de futuros atletas oriundos das escolas públicas do município”, disse.

O diretor de esportes da Secretaria de Esportes de Cabedelo, Marcos Wilde, que também é presidente da FPTM, explicou a natureza do curso e os objetivos do projeto. “Esse curso, que teve um investimento de R$ 12 mil reais, vai dar condições para que um professor venha a ser monitor e iniciar de imediato o tênis de mesa nas escolas. Todas as escolas de Cabedelo já dispõem de uma mesa para a prática da modalidade esportiva, oriunda de um projeto anterior. Já o Sacando para o Futuro visa fomentar o esporte, dar oportunidade às crianças de conhecer uma modalidade olímpica e, quem sabe, descobrir talentos através disso”.

O Sacando para o Futuro viabiliza, aos estudantes da rede municipal, o acesso ao esporte dentro da própria escola. “Eles vão ter um motivo a mais para frequentar as aulas, e terão contato com o esporte de forma mais direta, através dos professores que estão sendo capacitados nesse curso. Além disso, o projeto ainda prevê toda a estrutura de mesa e raquetes dentro do ambiente escolar”, destacou Omar Gomes Barbosa, instrutor do curso e membro da CBTM.

O curso – O Curso Técnico ITTF Nível 1, oferecido em Cabedelo, é uma iniciativa da CBTM de acordo com a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), entidade mundial máxima da modalidade, e tem o objetivo de formar e capacitar treinadores para a difusão do tênis de mesa no mundo. Além de treinadores, os cursos técnicos também contemplam a formação de árbitros para as competições.

A parte teórica do curso é composta dos tópicos: Empunhaduras; Materiais; Regras Básicas; Princípios Gerais do Treinamento; Tempos de Bolas; Efeitos; História do Tênis de Mesa; Vídeos e Jogos; e Modos de Competição.

Já a parte teórica contempla os aspectos: Fundamentos do Tênis de Mesa; Treinamento de Iniciação; Treinamento para Alunos das Escolas; Deslocamentos; Treinamentos de Deslocamento para Iniciantes; Saque/Recepção; Efeito Composto; e Tabelas e Formas de Disputa.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca