terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cabedelo realiza 1º Fórum do Outubro Rosa do município, nesta quarta-feira (1º).



A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e com apoio das Secretarias de Saúde e da Ação e Inclusão Social (Semais), promove, na nesta quarta-feira (01), o 1º Fórum do Outubro Rosa do município. O evento faz parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, mês voltado à sensibilização para a prevenção do câncer de mama.

Na programação do Fórum, que será realizado no Teatro Santa Catarina, a partir das 14h00, além de palestra com uma mastologista, estão previstos depoimento de Ivana Acyole, vítima do câncer de mama, concurso de frases e uma peça educativa sobre o tema. 

O evento marca a abertura do Outubro Rosa na cidade, que reserva, durante todo o mês, diversas atividades, entre elas a inauguração do mamógrafo, equipamento viabilizado através de primeira dama, vereadora Jacqueline Monteiro, e que irá facilitar o acesso da população ao exame. Além disso, estão previstas ações diárias voltadas à saúde da mulher, principalmente à prevenção do câncer de mama, em todas as 20 Unidades de Saúde da Família de Cabedelo. (clique aqui para visualizar a programação completa). 

“Trata-se de um momento de sensibilização não só das mulheres, mas das famílias e da sociedade, para que se tornem também disseminadoras da prevenção contra o câncer de mama. O Fórum será uma oportunidade para esclarecimento e conscientização da comunidade cabedelense acerca dessa doença, bem como sua prevenção e o diagnóstico precoce. Por isso, é importante a participação das pessoas, uma vez que teremos a palavra de profissionais esclarecendo dúvidas sobre esse mal”, destacou a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Cabedelo, Monica Pimentel. 

Outubro Rosa Cabedelo - O Outubro Rosa é um movimento popular que tem por objetivo alertar a população para os riscos do câncer de mama e para o diagnóstico precoce da doença, através da realização da mamografia. 

O nome é uma referência à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença. O movimento teve sua origem nos Estados Unidos, onde o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama. 

A iniciativa, realizada em todo mundo, se caracteriza por ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, e visa estimular a participação de governos, empresas, entidades e população na luta contra o câncer de mama.

A doença – O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano. Em 2012, a incidência do câncer de mama representou 25% do total de câncer no mundo, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. 

Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência tende a crescer significativamente em pessoas acima dessa faixa etária. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (Inca), só no ano de 2011, o número de mortes atingiu o índice de 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. Para este ano, a estimativa é de cerca de 57 mil novos casos. O alerta dos especialistas é para que se dê mais importância para o diagnóstico precoce, uma vez que se diagnosticado e tratado oportunamente, a chance de cura é cerca 90%.


Fonte: PMC


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons
Real Time Web Analytics