Em Cabedelo - Semapa participa de Oficina técnica de manejo do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.



Foto: Michael Sampaio (SECOM).
O secretário de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo (Semapa), Walber Farias, participou, nos dias 17 e 18, da Oficina Técnica de Manejo do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. O evento promovido pela Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Sudema) aconteceu no auditório da Fortaleza de Santa Catarina e reuniu representantes de órgãos públicos, associações, organizações não-governamentais, instituições de ensino e líderes comunitários envolvidos, direta ou indiretamente, com o manejo do Parque.

O encontro foi a primeira oportunidade de discussão sobre o plano de manejo, que está sendo elaborado por uma consultoria contratada pela Sudema, através de compensação ambiental. O objetivo do encontro foi, através de processo participativo, apresentar as diretrizes preliminares do plano e ouvir propostas que possam ser anexadas ao plano.

“O plano de manejo é o instrumento que organiza toda a unidade de conservação. Toda a unidade de conservação deveria, por lei, após a criação, em até cinco anos ter o plano, só que isso não ocorre na pratica, muitas unidades de conservação estão aí há mais de 10, 15 anos sem ter um plano. O documento é criado a partir de um trabalho multidisciplinar e vai dar as diretrizes da Unidade de Conservação, ou seja, o que pode e o que não pode fazer na UC, com bases técnicas que levam em conta a parte biológica, sociológica, econômica e os atores envolvidos”, explicou o secretário Walber Farias.

A Prefeitura de Cabedelo, através da Semapa, faz parte da comissão de acompanhamento da elaboração do plano de manejo do parque Areia Vermelha. Para o secretário Walber, a realização dessa primeira audiência pública representa um passo importante na elaboração do plano.  

“Essa é uma das etapas da linha de trabalho prevista pela consultoria e objetiva, sobretudo, permitir aos consultores escutarem as pessoas que estão envolvidas de todos os segmentos, dos comerciantes às organizações públicas. Uma das virtudes desse método é evitar o isolamento do consultor. Ele, muitas vezes, sabe o trabalho, o direcionamento, mas tem que escutar os entes que estão envolvidos. E aqui tem sido bastante participativo”, enfatizou o secretário.

Questões ambientais – O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, criado em 2000, ainda não dispõe de um plano de manejo que discipline e reordene o turismo na ilha. De acordo com Karina Massei, gestora de Educação Ambiental da Sudema, até hoje foram feitos vários planos emergenciais, mas o atual, que prevê outras reuniões de planejamento durante o ano, traz o diferencial participativo.

“É um momento muito importante, considero até único, porque é um trabalho junto com os lideres comunitários, as organizações e os atores que atuam diretamente ou indiretamente no parque. Essa é a primeira vez que está ocorrendo esta oficina de planejamento. A primeira de uma série porque é importante todo mundo entender como funciona o processo”, acentuou.

A gestora ainda apontou que entre os problemas que afetam a conservação do parque estão a questão dos efluentes, a pesca predatória, o turismo desordenado e, sobretudo, as questões de segurança. Questões que, segundo Karina, são preocupações e atribuições formais dos órgãos governamentais, mas devem ser também da corresponsabilidade, da conscientização das pessoas e de todos segmentos envolvidos.


Fonte: PMC


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca