Dia Mundial da Saúde terá ações em todas as 20 USFs do município, a partir desta segunda-feira



Imagem: Internet.
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria Municipal da Saúde (Sescab), realizará, pela primeira vez, uma extensa programação alusiva às comemorações do Dia Mundial da Saúde – 7 de abril, com atividades nas 20 Unidades de Saúde da Família (USFs). As ações vão acontecer a partir de hoje (6) e seguem até o dia 10.

O Dia D da programação será na terça-feira (7), quando equipes multiprofissionais estarão em cada USF enfocando, junto aos usuários, conceitos como “Alimentação Saudável” e “Autonomia sobre seus próprios cuidados com a saúde”.

O programa deverá envolver a ação conjunta de aproximadamente 400 profissionais da Saúde, inclusive os Agentes Comunitários e de Combate à Endemias.

Outro destaque da iniciativa pioneira será a conferência de cartões de vacinação dos usuários em atendimento, buscando sanar eventuais lacunas nesse cuidado da Atenção Básica que previne doenças como a tuberculose, hanseníase, HPV, sífilis, diabetes, além de hipertensão arterial e nutrição, entre outras.

“É um trabalho de caráter continuado, numa ação em rede, que tem recebido especial apoio do prefeito Leto Viana e do secretário Jairo Gama, visando fortalecer os cuidados com a Atenção Básica em Saúde no município. Esse é um momento de levar a própria população a conhecer os serviços aqui oferecidos, ressaltando a importância de o usuário buscar não só uma vida saudável, mas também os cuidados da Atenção Básica”, esclarece Suênia Chacon, gestora da Atenção Básica em Saúde do Município.

Para saber os dias em que a iniciativa estará em cada USF, clique  aqui.

Dia Mundial da Saúde – A data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. O dia 7 de abril foi estabelecido para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

Em 1946, a OMS aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.

De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca