Ações e atividades de conscientização vão marcar Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cabedelo.
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), participa, entre os dias 18 e 23 de maio, das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de maio. Este ano, a Campanha, lançada pela Fundação Abrinq, tem como tema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.
As ações vão acontecer durante toda a semana. Na programação, estão marcadas atividades comunitárias, panfletagem e mesas redondas.
O objetivo principal da campanha é conscientizar a população para minimizar o número de casos de abusos e exploração sexual infantil, como explica Cristiano Porfírio, coordenador do Creas em Cabedelo.
“O objetivo principal desta campanha é minimizar e, até mesmo, neutralizar a questão do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Cabedelo, como também na grande João pessoa, uma vez que a gente se liga em parceria nesta luta para sanar um problema até então danoso à nossa população”.
Programação - Dentre as atividades que serão realizadas, estão ações individuais no Creas, Cras, Reviver I e II, a partir das 08h00 da segunda-feira (18).
Na terça-feira (19), será realizada uma ação na Estação Ferroviária de Cabedelo. Durante o percurso até a cidade de Santa Rita será feito um trabalho de divulgação da campanha através de panfletagem.
Na quarta-feira (20), a ação se concentra em mesas redonda e palestras, a serem realizadas no Cendac em João Pessoa. Já na quinta-feira (21) será feito um pit stop em frente à Secretaria de Educação com panfletagem educativa.
A programação da semana se encerra no sábado (23), com uma ação no Mercado Público de Cabedelo, em defesa da criança e do adolescente.
Disk 100 - Além da população poder participar dessas atividades de enfrentamento, Cristiano convida a sociedade para se unir no combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
“A população pode ajudar de forma efetiva ligando para o disque 100, denunciando, como também procurando o conselho tutelar para denunciar. A partir daí, toda rede funciona no combate desses abusos ou exploração de crianças e adolescentes”.
A cidade de Cabedelo tem registrado casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes, principalmente por sua localização geográfica e por ser muito procurada em períodos de alta estação. Por isso, toda a Rede de proteção se une na campanha preventiva.
“Cabedelo, como muitas cidades da Paraíba, tem um índice considerável de abuso e exploração sexual, principalmente por se tratar de uma cidade portuária. Então é importantíssimo que a gente tenha essa prevenção, esse combate, que a gente venha levantar essa bandeira contra o abuso e a exploração sexual, juntamente com toda a rede que faz parte de Cabedelo - o Ministério Público, a PMC - na intenção de combater e minimizar esse problema no município”, finaliza Cristiano.
18 de maio – O reconhecimento, pela Lei Federal 9.970/00, do dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes demarca uma conquista do país na luta pelos direitos humanos das crianças e adolescentes. É uma data simbólica, na qual a sociedade é lembrada a “não desviar o olhar, ficar atenta. Denunciar!”.
A data foi escolhida em homenagem à Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Até hoje – passados 35 anos –, os culpados do crime permanecem impunes.
Em Cabedelo, a luta será comandada pelo rojeto Cabedelo em Rede, do qual fazem parte órgãos como PMC, Ministério Público, Fórum, Cras, Creas, Peti, Projovem e Conselhos Tutelares.
Fonte: PMC