Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo oferece curso de Manipulação de Alimentos.



A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab) e em parceria com a Vigilância Sanitária, está com inscrições abertas para o Curso Básico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que acontece entre os dias 15 e 19 de junho. A iniciativa é voltada para 60 pessoas que atuam no processo de produção alimentar e visa orientá-los nos cuidados básicos de higiene e conservação dos alimentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Sescab, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. As aulas serão realizadas no auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), no horário da manhã, e ministradas por uma equipe composta de biólogo, enfermeiras, farmacêutica e nutricionista.

A capacitação, com carga horária de 20h, é destinada aos responsáveis pelo setor alimentício e aos trabalhadores envolvidos com o transporte, manuseio e produção de alimentos. A iniciativa busca, ainda, capacitar àqueles que desejam ingressar nestes mercados, visando promover as boas práticas de segurança alimentar.

A ação faz parte da programação oficial da Vigilância Sanitária e é oferecida semestralmente. A oferta visa a atender a exigência da resolução RDC N° 216, de 15 de setembro de 2004, que prevê a supervisão e a capacitação periódica dos manipuladores de alimentos.

Documentos e Conteúdo programático – Para se inscrever, o interessado deve levar os seguintes documentos: Razão Social, endereço e nome completo do proprietário ou do responsável técnico do estabelecimento.

O conteúdo programático do curso, que segue as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), contempla:

1) Conhecendo a RDC Nº 216 de 15 de setembro de 2004.
2) Definição de Doenças Transmitidas por Alimento (DTS).
3) O que é contaminação?
4) O que são micróbios?
5) Cuidados que devemos ter com a água?
6) Higienização das mãos.
7) Destino do Lixo.
8) Armazenamento de alimentos.
9) Preparo, acondicionamento e Transporte de alimentos.
10) Manual de boas práticas e POP’s

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250.3141


Fonte: PMC

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.