EDUCAÇÃO – A cidade de Cabedelo superou a meta prevista no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).



O que é o Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Sendo assim, por se tratar de um índice oficial, o Ideb é foco de metas a serem atingidas não apenas pela Educação do município de Cabedelo, mas por todos os municípios do país.

De acordo com os resultados do último Ideb (2013), o município de Cabedelo chegou a superar as metas projetadas pelo próprio índice para o município. Para a 8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental II (Fig. 1), o município de Cabedelo vem superando a meta desde o ano de 2007, registrando os seguintes números: (2007: meta 2,7 – atingiu 3,1); (2009: meta 2,9 – atingiu 3,2); (2011: meta 3,1 – atingiu 3,5) e (2013: meta 3,5 – atingiu 3,8).

Fig. 1 – Resultados e Metas IDEB – Fund. II.

Com relação aos números do Ideb registrados para a 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental I, a meta para cada ano divulgado foi superada com uma margem superior aos índices alcançados pelo ensino fundamental II, ou seja: (2007: meta 2,4 – atingiu 3,8); (2009: meta 2,7 – atingiu 3,9); (2011: meta 3,1 – atingiu 4,1) e (2013: meta 3,4 – atingiu 4,3), conforme a Fig. 2.

Fig. 2 – Resultados e Metas IDEB – Fund. I.

Por ser autorizado pelo MEC e disponibilizar resultados de forma clara e transparente, em que apenas as séries / anos que são de responsabilidade da Educação Municipal são avaliadas separadamente, é que o Ideb deve ser o único índice levado em consideração quando o assunto em questão for mensurar a Educação de qualquer município brasileiro.  

Para um maior entendimento acerca da metodologia utilizada na concepção do Ideb, vale à pena conferir o link referente à NOTA TÉCNICA DO IDEB.



Por Fábio Fernandes, com informações do Portal INEP


Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.