EDUCAÇÃO - Alunos de escola municipal apresentam resultados de projeto de incentivo à leitura e produção textual



(Foto: Michael Sampaio). 
Uma sala de aula, duas turmas reunidas, professores e bibliotecários atentos para ouvir a leitura de poesias e redações produzidas pelos alunos. Nesta quinta-feira (10) foi a vez das turmas de 4° e 5° ano da Escola Imaculada Conceição apresentarem o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante toda uma semana dedicada à prática da leitura e da produção textual.

Foi mais uma etapa do Eu curto leitura, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Setor de Projetos Educacionais; em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), através da Biblioteca Itinerante O livro em suas mãos. O projeto, cuja dinâmica envolve a presença da biblioteca nas escolas como incentivo ao manuseio e à leitura dirigida, também visa atuar como apoio ao trabalho rotineiro dos professores em sala de aula.   

“O Eu curto leitura é um projeto inovador e atende ao sonho que a Seduc alimenta há muito tempo, que é desenvolver projetos de leitura nas escolas. A estratégia, fruto da parceria com a Biblioteca e que mobiliza a equipe pedagógica das escolas para o desenvolvimento de oficinas e práticas lúdicas, leva o aluno a ter cada vez mais o gosto pela leitura. Trata-se de um projeto completo que vai do contato inicial ao manuseio dos exemplares e a leitura dirigida. Todo esse trabalho que é feito tem um resultado final. A ideia principal é incentivar o aluno a ler livros, prática que, infelizmente, vem perdendo a importância ao longo do tempo, devido ao uso cada vez mais intenso das redes sociais. Então, quando há esse incentivo a gente percebe o avanço no aprendizado, pois o aluno passa a ter uma perspectiva maior do mundo e da vida a partir do encanto pela leitura”, definiu o secretário da Educação, Alsony Meireles.

O projeto, que teve início no mês de setembro e vai até o final de novembro, reúne turmas do 4º e 5º anos de 14 escolas da rede municipal de ensino. 

Leitura a todos - O Biblioteca Itinerante foi criado em Cabedelo em 2006, com o apoio do então secretário de Cultura Altimar Pimentel, dentro do Projeto Cooperar, do Governo do Estado.

O itinerário da Biblioteca abrange praças públicas e escolas municipais. Lá, jovens alunos e toda a comunidade próxima são convidados à leitura. Conforme a idade e o interesse individual ou de grupos, a equipe de bibliotecárias desenvolve narrativas de histórias baseadas nos textos disponíveis. Também são desenvolvidas atividades lúdicas com o desenvolvimento de desenhos, fazendo uma releitura das histórias lidas.

A iniciativa vem sendo renovada e ampliada na atual gestão, quando foi feita nova adesivagem e a restauração mecânica do caminhão biblioteca. A Biblioteca Itinerante planeja, em breve, viabilizar um teatro de bonecos como recurso pedagógico, além de renovar e ampliar o acervo de obras literárias.

A Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe está localizada à Rua Ismael Farias, s/n no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, de 7h00 as 11h00; das 13h às 17h; e das 19h às 21h30. Para mais informações, o telefone para contato é o (83) 3250.3101.


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca