terça-feira, 30 de agosto de 2011

RECORDE HISTÓRICO NO PORTO

PORTO DE CABEDELO BATE RECORDE HISTÓRICO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA EM AGOSTO:

O Porto de Cabedelo está encerrando o mês de agosto com 206.585 toneladas de carga movimentada. Esse número representa a maior movimentação de carga de todos os tempos, desde a inauguração do Porto, em 1935. O dado demonstra um incremento de 18,32% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a movimentação de carga foi 174.601 toneladas, conforme o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome. Segundo ele, esses resultados superam, inclusive, a maior movimentação de carga que havia acontecido em maio de 2011, que foi de 185.530 toneladas.

Já para o mês de setembro, a expectativa é de que o Porto de Cabedelo atinja a mesma movimentação registrada durante todo o ano de 2010, que foi de 1.371.481 toneladas. “Até o final do ano, esse número deve ser superado em pelo menos 350 mil toneladas”, informou Wilbur, salientando que o constante aumento na movimentação de carga vai exigir a reforma e expansão da estrutura portuária paraibana. Ele lembrou que o governador Ricardo Coutinho já entregou os projetos de expansão à Secretaria dos Portos, órgão ligado à Presidência da República.

Segundo o presidente da Companhia Docas, o incremento da movimentação se deve especialmente à indústria da construção civil, principalmente no transporte de insumos de cimento, e ao transporte de trigo, que representa uma média de dez mil toneladas/mês. “Extraordinariamente, em agosto foram movimentadas 30 mil toneladas de trigo”, observou Jácome, citando ainda o incremento da exportação do minério ilmenita para a China, e ainda a movimentação de combustíveis, como álcool, gasolina e diesel.

Ele também credita esse aumento ao aquecimento da economia, em nível nacional, e o consequente aumento do número de veículos automotores em circulação. “A Paraíba também vive esse aquecimento, e o Governo do Estado está preocupado em otimizar tanto a infraestrutura portuária quanto a infraestrutura rodoviária”, enfatizou.


Fonte: Secom/PB
(30/08/11, às 09:05)


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons
Real Time Web Analytics