sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Receita facilita emissão do CPF pela internet a partir desta sexta (03/08)

Por enquanto, a nova facilidade está disponível apenas para quem tem título de eleitor e até 25 anos de idade.

A partir de hoje, é possível solicitar a emissão do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pela internet, gratuitamente, a qualquer momento. Por enquanto, a nova facilidade está disponível apenas para quem tem título de eleitor e até 25 anos de idade.

O documento poderá ser emitido diretamente no site da Receita, gratuitamente. O interessado terá apenas que preencher uma ficha informando dados básicos como nome, data de nascimento, número do título de eleitor, endereço e telefone.

O número de CPF será gerado imediatamente, a não ser que o sistema identifique alguma inconsistência nos dados informados, disse o subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso.

Após isso, o cidadão deverá imprimir o comprovante de inscrição ou anotar o número do CPF. Segundo Occaso, não será possível recuperar o número na internet. Se o contribuinte esquecer o número, terá que ir até uma unidade da Receita para recuperá-lo.

O subsecretário informou que, no futuro, a facilidade deve ser estendida também a quem não tem Título de Eleitor. Por enquanto, há essa restrição porque era necessário um banco de dados nacional para a conferências das informações do solicitante. Ele lembrou que hoje a emissão da carteira de identidade é feita por órgãos estaduais.

Para o caso de residentes no exterior, o documento é emitido por meio das representações diplomáticas do Brasil.

As formas anteriores continuam disponíveis.

Por Mariana Schreiber

Fonte: Portal Correio
(03/08/2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons
Real Time Web Analytics