Em Brasília - Cássio defende limite para mandatos em federações desportivas



O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) pediu apoio, nesta quarta-feira (28/11), (Clique aqui e veja o vídeo) a projeto de lei de sua autoria que limita os mandatos dos dirigentes de federações e confederações de esportes, em todas as modalidades. De acordo com o PLS 253/2012, os detentores desses cargos terão mandato de no máximo quatro anos e poderão se reeleger apenas uma vez, completando, no total, oito anos em dois mandatos.

O projeto, em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), deve ser apensado a projeto do ex-senador Alfredo Coitat que vai além, proibindo que clubes, federações e associações recebam subvenções e outras verbas do orçamento federal se o limite de tempo no cargo for excedido (PLS 328/2010).

Cássio se disse feliz com a presença de atletas de várias modalidades em audiência pública realizada pela manhã, na CE, para discussão dos dois projetos (clique aqui para ler a matéria). O senador destacou o fato de os esportistas concordarem com a necessidade de mudanças nas federações.

- É chegada a hora de o Brasil sistematizar a prática do desporto brasileiro, definido de maneira clara as competências da União, estados e municípios. Precisamos olhar de forma mais atenta para a base da pirâmide, uma vez que os esportes de alto desempenho, que são o topo dessa pirâmide, já demonstram avanços.

Em aparte, os senadores Ana Amélia (PP-RS) e Ivo Cassol (PP-RO) elogiaram o projeto de Cássio Cunha Lima. Cassol disse que a perpetuação de presidentes, muitas vezes em troca de regalias e favores, tira a oportunidade de renovação.

- Essas mudanças são fundamentais para a renovação do futebol no Brasil e nos estados - afirmou.

EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO – Ainda da tribuna, Cássio disse ser “inaceitável e inconcebível” o fato de o Congresso não vincular os recursos do pré-sal à educação, “senão com exclusividade, ao menos com prioridade” – assinalou. Ele pediu uma revolução educacional e citou índices que listam o Brasil como um dos países com pior desempenho educacional do mundo.

- Não é mais possível esperar, não é mais possível permitir, é inaceitável e inconcebível que nossa nação esteja travando o seu desenvolvimento e competitividade por causa da educação - disse o senador, para quem a revolução deve começar pela melhora da remuneração dos professores e pela atratividade da carreira do magistério, uma vez que não se conhece, na História, país desenvolvido com índices educacionais pífios.


Assessoria com Agência Senado

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca