segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Política - Cássio participa do lançamento da campanha SOS Seca Paraíba



O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) confirmou a sua participação no lançamento da Campanha “SOS Seca Paraíba”, evento suprapartidário promovido pela Assembleia Legislativa da Paraíba, que visa discutir e propor ações emergenciais e duradouras para a convivência com os períodos de estiagem que atingem principalmente o semiárido nordestino. O ato de lançamento do SOS Seca Paraíba, ocorre no Salão Parahyba, do Hotel Tambaú, na capital, a partir das 09h00.

O senador Cássio Cunha Lima tem uma trajetória política de total apoio às causas do semiárido, desde quando foi deputado constituinte quando conseguiu garantir um dispositivo na Carta Magna que determinou o pagamento de um salário mínimo aos aposentados (as) da zona rural. Antes, o beneficio do antigo Funrural equivalia a meio salário mínimo. 

Outra ação importante de Cássio Cunha Lima na Constituinte foi a diminuição em 5 anos para que os trabalhares rurais se aposentassem, passando para 55 anos para mulheres e 60 anos para os homens. Já naquela época, o então deputado constituinte declarava que um dos grandes problemas decorrentes da estiagem que o nordestino enfrentava era a falta de renda que atingia ainda mais forte os habitantes do semiárido nos períodos de seca.

Noutro momento da sua trajetória política, como superintendente da Sudene, Cássio sugeriu e o então presidente da República, Itamar Franco acatou, uma nova metodologia para contratações das chamadas frente produtivas onde homens e mulheres passaram a ser alistados pela sociedade civil e que construíram grande parte da infra estrutura existente na região, principalmente em poços, barragens e estradas.

Durante o seu governo, em parceria com a ONG Articulação do Semiárido (ASA) milhares de cisternas de placas foram construídas em todas as regiões do Estado, além da construção de barragens, adutoras e perfuração de poços.

No Senado, Cássio tem cobrado desde que assumiu o mandato, que o Governo Federal agilize providências no sentido de dar assistência aos atingidos pela maior estiagem dos últimos 40 anos que atinge a região, principalmente com a retomada imediata das obras de transposição de águas do rio São Francisco, que já deveriam estar concluídas conforme promessas do Governo desde 2011 e que agora o novo prazo está para 2015 e com um orçamento que mais que dobrou, comprovando assim a mais absoluta falta de planejamento da obra que poderá resolver o abastecimento de água para uma população de mais de 12 milhões de nordestinos.

Outro grave problema alertado pelo senador Cássio Cunha Lima diz respeito ao rebanho, “que está sendo dizimado”. Para ele, uma solução emergencial a ser adotada é a decretação do estado de emergência que e que possibilitaria à Conab, comprar milho para abastecimento animal, e para suprir as necessidades de armazenamento, um simples convenio com o Governo do Estado poderia ser usado o Porto de Cabedelo como base para esta estocagem “mas a burocracia mais uma vez é usada como desculpa para não ser resolvida essa questão, e o resultado é que apenas para retomar o rebanho que tínhamos no inicio de 2012, a Paraíba levará uma década”, lamentou.

Outro ponto abordado pelo senador paraibano foi o descaso com o qual o Governo Federal tem tratado essa grave seca, “já tivemos ministros dizendo que a situação não é tão grave porque não estão ocorrendo saques”, disse. “Já na sua fala de final de ano, a presidente Dilma Rousseff sequer falou sobre o reinício das obras da transposição e não disse uma palavra sobre a seca”, declarou o senador.

Ele elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa da Paraíba em promover esse evento que certamente terá eco junto em Brasília. É salutar a união de toda a classe política paraibana e nordestina nesse ato e que vamos pressionar ainda mais no Congresso Nacional para que a situação gravíssima pela qual se encontra o semiárido tenha enfim a atenção devida pelo Governo Federal, concluiu.


Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons
Real Time Web Analytics